O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu neste domingo (26) ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e ao líder chinês, Xi Jinping, para que se juntem à próxima cúpula de paz, enquanto seu país luta para evitar ataques implacáveis da Rússia em sua invasão que já dura mais de dois anos.
As forças de Moscou avançaram nas últimas semanas no campo de batalha e intensificaram os ataques aéreos às cidades. Kiev espera que a reunião de junho na Suíça ajude a aumentar a pressão internacional sobre o presidente russo, Vladimir Putin.
Num vídeo em inglês gravado dentro dos restos carbonizados de uma gráfica destruída na quinta-feira (23) num ataque aéreo russo, Zelenskiy disse que a cúpula iria “mostrar quem no mundo realmente quer acabar com a guerra”.
“Peço aos líderes do mundo que ainda estão afastados dos esforços globais da Cúpula Global para a Paz — ao presidente Biden, o líder dos Estados Unidos, e ao Presidente Xi, o líder da China”, disse ele. “Por favor, mostrem a sua liderança no avanço da paz — a verdadeira paz e não apenas uma pausa entre os ataques.”
A Rússia disse que não vê sentido em uma conferência para a qual Moscou não esteja atualmente convidada.