Movimentos que recebem doações para o Rio Grande do Sul estão se encarregando de filtrar e catalogar os donativos antes de enviá-los para a população gaúcha.
A orientação é que os itens sejam separados por categorias como alimentos, produtos de limpeza, higiene, roupas, por tamanhos e gênero, por exemplo. A doação de roupas íntimas também é necessária, mas os voluntários pedem para priorizar as peças novas. O restante do vestuário e também roupas de cama e toalhas, devem estar limpos, lavados e em bom estado de uso.
O movimento Sesc Mesa Brasil, por exemplo, está presente em 95 pontos espalhados pelo país. Após receberem as doações da população, os encarregados separam os itens, reembalam e levam até à Base Aérea da FAB. A gerente do programa, Cláudia Vilhena, explica que quanto mais organizada a doação estiver, melhor.
“Os sapatos, eles precisam estar amarrados com fita adesiva ou com liga elástica para que estes pares não se percam no transporte. As roupas, para serem doadas, devem estar em condições de uso. A gente tem que pensar que a gente tem que fazer esta doação da melhor maneira possível”.
Foi pensando na praticidade da triagem que a advogada Lícia de Barros catalogou todos os itens que doou.
“O que não estava limpo, foi lavado e está cheiroso. Antes de ser etiquetado, a gente checou o estado de tudo. Costurei o que estava faltando, uma costura no canto, pra ir tudo bonitinho pras pessoas usarem. E com um plus: dentro de vários saquinhos tem um bilhetinho carinhoso. Botamos mensagens positivas”.
Outra dica são as ações destinadas a itens específicos, de acordo com a necessidade da população do Rio Grande do Sul. Neste momento, autoridades locais pedem água potável e colchões. Alessandra Kitabayashi, que é dona de um restaurante, mobilizou amigos e até o fornecedor da loja para doar água potável.
“Eu ia comprar um valor X, aí comentei com minha mãe e ela me deu mais uma quantia. Ai comentei nos melhores amigos do Instagram e eu consegui, em um dia, comprar 168 fardos de água”.
Já no caso de doação de alimentos e remédios é preciso verificar a validade dos itens. Eles devem ser colocados em caixas ou sacolas com boa vedação. No caso de medicamentos, é indicado que estejam todos lacrados e bem acondicionados para evitar diferenças de temperatura e vazamentos.