A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro! A escola, que foi a última a desfilar na Sapucaí, já na terça-feira (13), levou o enredo “Arroboboi, dangbé” para a avenida.
O terceiro título do Grupo Especial da agremiação de Niterói, porém, está envolvido em uma polêmica. Nesta quarta-feira (14), Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor encaminharam à Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) um pedido de punição para a Viradouro.
As escolas alegam que a agremiação de Niterói teria ultrapassado o limite máximo de integrantes visíveis na Comissão de Frente, que é de 15 pessoas. Veja fotos da Comissão de Frente da Viradouro abaixo.
Antes do início da apuração, nesta quarta, Jorge Pelingeiro, presidente da Liesa, informou que a Liga aceitou os recursos das escolas e analisará o pedido até esta quinta-feira (15). Caso a Viradouro seja punida, ela pode perder 0,5 ponto. Saiba o que acontece abaixo.
O que argumentam as escolas?
No documento, ao qual o portal g1 teve acesso, a Grande Rio cita o artigo 26 do regulamento da competição, que diz que cada escola deve “desfilar com o limite mínimo de 10 (dez) e até o máximo de 15 (quinze) componentes na Comissão de Frente”.
A escola alega que a Comissão de Frente da Viradouro contava com 24 componentes: 14 femininos e 10 masculinos.
“Identificou-se que havia dois grupos fantasiados com indumentárias distintas: um contendo 12 componentes (que por alguns momentos se apresentavam no chão) e outro com 10 dez (com fantasias que prevaleciam o material palha), além de um componente “pivô” com fantasia diferente”, diz a Grande Rio.
A escola de Duque de Caxias argumenta ainda que ambos os grupos estiveram presentes na cena de apresentação de forma simultânea.
O texto do documento afirma ainda que “não haveria qualquer contestação caso os dois grupos se revezassem durante sua apresentação, mantendo de forma aparente o limite dos 15 integrantes regulamentares”. Porém, para a Grande Rio, não foi o que aconteceu.
O que acontece se a Viradouro for punida?
Pensando no título, nada. Isso porque a Viradouro terminou o desfile com 0,7 ponto a frente da Imperatriz, que foi vice-campeã.
Então, mesmo que a escola de Niterói seja punida com a perda de 0,5 ponto, ela ainda terá a melhor pontuação entre as 12 agremiações que desfilaram na Sapucaí. E, portanto, garante o título de campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024.
Veja mais fotos da Comissão de Frente da Viradouro:
Comissão de Frente da Viradouro, campeã do Carnaval do Rio em 2024 — Foto: Sad Coxa/@riocarnaval
Desfile da Unidos do Viradouro no Carnaval do Rio de 2024 — Foto: Dhavid Normando/@riocarnaval
O primeiro carro que aparece na imagem, mais abaixo, é a Comissão de Frente da Viradouro — Foto: Alexandre Vidal/@riocarnaval
Comissão de Frente da Viradouro, campeã do Carnaval do Rio em 2024 — Foto: Alexandre Vidal/@riocarnaval
Comissão de Frente da Viradouro, campeã do Carnaval do Rio em 2024 — Foto: Alexandre Vidal/@riocarnaval
Desfile da Unidos do Viradouro no Carnaval do Rio de 2024 — Foto: Alexandre Vidal/@riocarnaval