O cachorro Joca morreu durante transporte aéreo da Gol.
Nesta quarta-feira (24), o presidente Lula publicou vídeo nas redes sociais “em protesto” pelo caso do cachorro Joca, que morreu durante transporte aéreo feito pela Gol. Na legenda da publicação, Lula escreveu: “Hoje escolhi usar uma gravata especial em homenagem ao cachorro Joca que morreu após ser transportado indevidamente em um avião.” A mensagem foi gravada durante uma cerimônia.
Lula cobrou que a Gol preste mais esclarecimentos sobre o que aconteceu e mais fiscalização por parte da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil.
Lula diz que Gol tem que prestar contas sobre caso do cachorro Joca
O que o presidente Lula disse sobre o caso do cachorro Joca
“A minha gravata, ela tem no desenho um cachorrinho. E eu coloquei de manhã, em protesto, ao que aconteceu ao cachorro de um cidadão que mandou seu cachorro para Sinop, no Mato Grosso. Esse cachorro ao invés de ser embarcado para Sinop, ele foi embarcado para o Ceará.Quando chegou no Ceará, descobriu que não era para lá, mandaram de volta e o cachorro morreu, porque ficou oito horas sem tomar água, preso no avião. Então, eu acho que a GOL tem que prestar contas, acho que a Anac tem que fiscalizar isso e acho que a gente não pode permitir que isso continue acontecendo no Brasil. Então, essa gravata é em homenagem e nossa solidariedade.”
Entenda o caso
O cachorro Joca morreu durante transporte aéreo da Gol. (Foto: Reprodução/Redes sociais) — Foto: CBN
A Polícia Civil de São Paulo abriu inquérito para investigar a morte do cão da raça Golden Retriever Joca durante transporte aéreo feito pela Gol.
O animal deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos para o Aeroporto de Sinop, no Mato Grosso, no mesmo voo do tutor. Mas o cachorro foi embarcado para Fortaleza, mais de 2 mil quilômetros de distância de Sinop. O tutor, João Fantazzini, foi informado do erro pela empresa apenas quando chegou no Mato Grosso. Ele, então, decidiu voltar a Guarulhos para encontrar Joca e o cachorro estava morto.
A companhia aérea Gol anunciou a suspensão do transporte aéreo de animais no porão, por 30 dias, a partir desta quarta-feira (24). Segundo o comunicado da companhia aérea, os clientes ainda podem transportar seus pets na cabine do avião.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que criou um grupo de trabalho para discutir a forma como as companhias aéreas tratam dessa questão.