Segundo o Palácio do Planalto, Justin Trudeau reforçou o apoio canadense às ações do Brasil em defesa da democracia e da transparência do processo eleitoral na Venezuela.
O presidente Lula recebeu telefonema do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. O canadense elogiou a postura do governo brasileiro em relação às eleições da Venezuela, que vive uma crise política desde quando o governo de lá anunciou Nicolas Maduro como reeleito. As eleições contestadas por parte da comunidade internacional e pela oposição ao atual presidente.
Segundo o Palácio do Planalto, o primeiro-ministro reforçou o apoio canadense às ações do Brasil em defesa da democracia e da transparência do processo eleitoral na Venezuela. O líder do Canadá também citou os esforços brasileiros em busca de diálogo e em respeito ao Estado democrático de Direito.
Na conversa, segundo o Planalto, Lula também condenou as sanções comerciais à Venezuela. Estados Unidos e União Europeia impuseram diversos bloqueios ao país em retaliação ao governo autoritário de Maduro.
O assessor para assuntos internacionais do Planalto, Celso Amorim, sugeriu ao presidente Lula a realização de uma nova eleição na Venezuela como forma de ajudar a resolver a crise no país.
Ao jornal Valor Econômico, Amorim disse que a ideia é embrionária e não foi sequer discutida com Colômbia e México — países que, junto com o Brasil, buscam a abertura do diálogo entre o candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, e o presidente Nicolás Maduro, declarado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral