Os presidentes Joe Biden, dos Estados Unidos, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Brasil, concordam na necessidade da divulgação “imediata de dados de votação completos, transparentes e detalhados em nível de seção eleitoral pelas autoridades eleitorais venezuelanas”, segundo informou a Casa Branca nesta terça-feira (30).
Os líderes conversaram em chamada mais cedo nesta terça. Ainda segundo a Casa Branca, “Biden agradeceu ao presidente Lula por sua liderança [em relação à] Venezuela”.
Nicolás Maduro foi proclamado vencedor das eleições presidenciais pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
Entretanto, a oposição contesta o resultado, destacando que possui acesso a um número suficiente de atas eleitorais que confirmariam que Edmundo González é o verdadeiro vencedor do pleito.
“Os dois líderes compartilharam a perspectiva de que o resultado da eleição venezuelana representa um momento crítico para a democracia no hemisfério e prometeram permanecer em estreita coordenação sobre o assunto”, destacou a nota do governo dos EUA.
Lula e Biden também se comprometeram a aprofundar a cooperação entre Brasil e Estados Unidos para “acelerar a transição para energia limpa e continuar avançando a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores”.