O presidente dos Estados Undios, Joe Biden, encerrou sua campanha de reeleição neste domingo (21). Ele disse em uma carta publicada no X que permaneceria no cargo até o fim de seu mandato e se dirigiria ao país no final desta semana sobre sua decisão.
Abaixo estão as principais reações até o momento.
Donald Trump
Em ligação à CNN Internacional minutos após Biden anunciar sua saída da corrida de 2024, o ex-presidente Trump respondeu: “ele é o pior presidente da história do nosso país. Ele é considerado, de longe, o pior presidente da história do nosso país.”
Trump também disse que achava que a vice-presidente Kamala Harris seria mais fácil de derrotar do que Biden teria sido, de acordo com a CNN.
Mais tarde, o candidato republicano à presidência escreveu no Truth Social, plataforma de rede social idealizada por ele, “todos ao seu redor, incluindo o seu médico e a mídia, sabiam que ele não era capaz de ser presidente”.
JD Vance, candidato a vice de Trump
Horas antes de Biden anunciar sua desistência, o senador republicano de Ohio JD Vance, candidato a vice na chapa de Donald Trump, questionou como o democrata poderia continuar à frente da Casa Branca após a desistência.
“Não concorrer à reeleição seria uma admissão clara de que o presidente Trump estava certo o tempo todo sobre Biden não estar mentalmente apto para servir como comandante [do país]”, escreveu o senador no X. “Não há meio termo”, finalizou.
Mike Johnson, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA
O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Mike Johnson, pediu que o presidente dos EUA renunciasse do cargo.
“Se Joe Biden não está apto para concorrer à presidência, ele não está apto para servir como presidente. Ele deve renunciar ao cargo imediatamente. 5 de novembro não pode chegar cedo o suficiente”, disse Johnson, integrante proeminente do Partido Republicano, em uma declaração no X.
Parentes
A primeira-dama dos EUA, Jill Biden, republicou a carta em que o marido anuncia a desistência da corrida eleitoral com corações no comentário.
No início de julho, Jill Biden declarou apoio público ao presidente, destacando que ele disputaria a reeleição.
Já Naomi Biden, neta do presidente, disse que está “nada além de orgulhosa hoje” de seu avô depois que ele anunciou sua decisão de desistir da corrida presidencial de 2024.
Chuck Schumer, líder dos Democratas no Senado
“Joe Biden não foi apenas um grande presidente e um grande líder legislativo, mas ele é um ser humano verdadeiramente incrível. Sua decisão, é claro, não foi fácil, mas ele mais uma vez colocou seu país, seu partido e nosso futuro em primeiro lugar. Joe, hoje mostra que você é um verdadeiro patriota e um grande americano”, disse o democrata em uma declaração.
Elise Stefanik, presidente da Conferência Republicana da Câmara
“Se Joe Biden não puder concorrer à reeleição, ele é incapaz e inapto para servir como Presidente dos Estados Unidos. Ele deve renunciar imediatamente”, disse Stefanik em uma declaração.
Gavin Newsom, governador da Califórnia
“O presidente Biden foi um presidente extraordinário e histórico — um líder que lutou arduamente pelos trabalhadores e entregou resultados surpreendentes para todos os americanos. Ele entrará para a história como um dos presidentes mais impactantes e altruístas”, postou Newsom no X.
Donald Trump Jr.
“Kamala Harris é dona de todo o histórico de política de esquerda de Joe Biden. A única diferença é que ela é ainda mais liberal e menos competente do que Joe, o que realmente quer dizer alguma coisa. Ela foi colocada no comando da fronteira e nós vimos a pior invasão de ilegais da nossa história!!!”, disse Donald Jr. no X.
Erich Pica, presidente do movimento Amigos da Terra
“Agradecemos ao presidente Biden por suas décadas de liderança e apoiamos a decisão de encerrar sua campanha de reeleição. Embora longe de ser perfeito, Biden tomou algumas medidas históricas para lidar com a crise climática ao aprovar o Inflation Reduction Act e dar início a grandes investimentos em energia renovável”, disse o líder do movimento ambiental em comunicado.
“O que está em jogo nesta eleição continua o mesmo: Trump é uma ameaça existencial à nossa democracia e ao planeta e garantiria uma queda total no caos climático”, concluiu.
Gretchen Whitmer, governadora do Michigan
“O presidente Biden é um grande servidor público que sabe melhor do que ninguém o que é preciso para derrotar Donald Trump. Seu trabalho notável para reduzir os custos de medicamentos prescritos, consertar as malditas estradas, trazer as cadeias de suprimentos para casa, abordar as mudanças climáticas e garantir a liderança global da América ao longo de décadas entrará para a história. Meu trabalho nesta eleição continuará o mesmo: fazer tudo o que puder para eleger democratas e impedir Donald Trump, um criminoso condenado cuja agenda de aumentar os custos das famílias, proibir o aborto em todo o país e abusar do poder da Casa Branca para acertar suas próprias contas é completamente errada para Michigan”, disse Whitmer no X.
Com informações de Reuters