O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou para apoiadores neste domingo (19) em Washington.
Em sua fala, Trump abordou assuntos como o TikTok, o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, os incêndios florestais em Los Angeles e as ordens executivas planejadas.
Enquanto ele se prepara para tomar posse na segunda-feira (20), veja o que Trump abordou:
TikTok
Trump elogiou o retorno do TikTok após o aplicativo ser suspenso nos Estados Unidos antes da proibição que entraria em vigor neste domingo.
“A partir de hoje, o TikTok está de volta”, disse, acrescentando que “francamente, não temos escolha, temos que salvá-lo” depois de ter prometido anteriormente emitir uma ordem executiva após sua posse para atrasar a aplicação da lei de desinvestimento ou proibição.
Cessar-fogo
O presidente eleito também comemorou e assumiu o crédito pelo acordo de cessar-fogo firmado no início deste mês entre Israel e o Hamas para interromper temporariamente os combates e garantir a libertação dos reféns.
“Esta semana, alcançamos um acordo de cessar-fogo épico como um primeiro passo em direção à paz duradoura no Oriente Médio. E este acordo só poderia ter acontecido como resultado da nossa vitória histórica em novembro.”
Incêndios em Los Angeles
Trump disse que queria “enviar o seu amor” aos afetados pelos incêndios florestais que devastaram partes de Los Angeles, enquanto também atualizava a multidão sobre seus planos de visitar a Califórnia: “Vou lá na sexta-feira para ver e fazer com que volte ao normal.”
Ordens executivas
O novo presidente também deu uma prévia de seu plano para uma investida de ações no primeiro dia de seu segundo mandato, dizendo que “todas as ordens executivas radicais e tolas do governo Biden serão revogadas poucas horas depois que eu tomar posse”.