Os candidatos a prefeito de 26 capitais e outras trinta e duas cidades participaram do último debate antes do primeiro turno promovido pela TV Globo e emissoras afiliadas.
Em São Paulo, onde a disputa está mais acirrada, os candidatos se concentraram em propostas nos primeiros blocos, mas depois voltaram a trocar acusações e ofensas. Nove pedidos de direito de resposta foram feitos, mas nenhum foi autorizado.
Atacado ao longo da campanha por Pablo Marçal sobre um suposto uso de drogas, o candidato Guilherme Boulos apresentou um exame toxicológico feito no último dia 2 de outubro, que mostra que o deputado não tinha feito uso de entorpecentes.
Pablo Marçal e Guilherme Boulos também protagonizaram um dos momentos mais quentes do debate.
O prefeito Ricardo Nunes aproveitou as considerações finais para se defender dos ataques de Marçal sobre um boletim de ocorrência registrado pela mulher dele por violência doméstica:
Durante o debate, ex-coach Pablo Marçal também foi alvo de ironias da candidata Tabata Amaral, do PSB, e rebateu usando um meme:
No Rio de Janeiro, o debate da TV Globo teve o prefeito Eduardo Paes, do PSD, no alvo dos adversários.
A fim de explorar a nacionalização da campanha, os bolsonaristas Alexandre Ramagem, do PL, e Rodrigo Amorim, do União Brasil, citaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Lula em confrontos diretos com o candidato à reeleição.
Também participaram do encontro Tarcísio Motta, do PSOL, e Marcelo Queiroz, do Progressistas.
Em Belo Horizonte, os sete principais candidatos à prefeitura participaram do último debate antes do primeiro turno, promovido pela Globo.
Estiveram no confronto: Bruno Engler, do PL; Carlos Viana, do Podemos; Duda Salabert, do PDT; Gabriel Azevedo, do MDB; Fuad Noman, do PSD; Rogério Correia, do PT; e Mauro Tramonte, do Republicanos.
Pesquisa Datafolha
Os debates ocorreram após a divulgação de mais uma rodada da pesquisa Datafolha sobre a disputa em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.
Na capital paulista, o levantamento mostrou um empate técnico triplo na liderança, a três dias da eleição.
Guilherme Boulos oscilou um ponto para cima e aparece com 26% das intenções de voto. O prefeito Ricardo Nunes perdeu três pontos e está com 24%, empatado numericamente com Pablo Marçal, que ganhou 3 pontos e também tem 24.
Tabata Amaral oscilou de 9 para 11% e José Luiz Datena, de 6 para 4%.
No Rio, o prefeito Eduardo Paes caiu 5 pontos percentuais em relação à última pesquisa Datafolha, mas continua na liderança com 54% das intenções de voto, e seria reeleito em primeiro turno.
Alexandre Ramagem cresceu 5 pontos e agora tem 22%. Tarcísio Motta oscilou negativamente de 7% para 4%.
Na capital mineira, 3 candidatos aparecem empatados em primeiro lugar: Mauro Tramonte, Fuad Nomam e Bruno Engler, têm 21%.
Em comparação a pesquisa anterior, de 19 de setembro, Tramonte recuou sete pontos, enquanto Fuad e Engler ganharam três pontos cada.
Duda Salabert manteve os 9%; Gabriel Azevedo cresceu 4 pontos e aparece com 7%; Rogerio Correia tem 6%.
No Recife, o prefeito João Campos, do PSB, tem 74% das intenções de voto e seria reeleito em primeiro turno. Gilson Machado, do PL, tem 10%; e Daniel Coelho, do PSD, 5%.
Resgate de brasileiros
O avião da FAB que vai resgatar o primeiro grupo de brasileiros no Líbano pode pousar hoje no aeroporto de Beirute.
A aeronave está em Lisboa e recebeu autorização para pousar na capital libanesa por volta das dez A previsão é que o primeiro voo resgate duzentos e vinte – dos 3 mil brasileiros que manifestaram desejo de sair do país.
O avião vai ficar na capital libanesa por cerca de quatro horas e depois vai voltar para Lisboa.
O pouso no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, está previsto para o sábado, às oito horas da manhã.
Nas últimas horas, um ataque israelense provocou uma série de explosões perto do aeroporto de Beirute.
O alvo do ataque seria Hashem Safi al-Din, um dos chefes do Hezbollah. Ele é visto como um dos favoritos a se tornar o número 1 do grupo extremista no lugar de Hassan Nasrallah, que foi assassinado por Israel.
A operação próxima ao aeroporto levantou dúvidas sobre a segurança da área para a realização de pousos e decolagens em Beirute. Durante o ataque de sexta-feira, um avião comercial pousou pouco antes das explosões.
Antes dos bombardeios, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, admitiu que o resgate poderia ser adiado
O comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, disse que os resgates serão semanais, se houver condições de segurança:
Os ataques perto do aeroporto de Beirute aconteceram após as Forças Armadas do Líbano reagirem pela primeira vez à ofensiva israelense.
A reação aconteceu depois que um grupamento israelense atacou um posto militar do Exército libanês no sul do país, matando um soldado do Líbano.
Em menos de duas semanas, os bombardeios de Israel ao Líbano já mataram quase duas mil pessoas e obrigaram mais de um milhão a fugir de casa.
Na Cisjordânia, um bombardeio israelense deixou 18 mortos no campo de refugiados de Tulkarem. A ação teria como alvo um comandante do grupo terrorista Hamas.
A Autoridade Nacional Palestina, que comanda a Cisjordânia, pediu “uma ação internacional urgente para interromper a escalada de massacres”.
O ataque terrorista do Hamas a Israel, que deu início à guerra na Faixa de Gaza, completa um ano na segunda-feira, dia 7 de outubro.
Velório Cid Moreira
O jornalista Cid Moreira será velado hoje no Palácio Guanabara na Zona Sul do Rio de Janeiro.
O salão nobre estará aberto das oito e meia às dez da manhã para a família e das 10 à uma da tarde para o público.
A primeira despedida ao apresentador foi feita em Itaipava, na Região Serrana do Rio, onde o corpo foi velado no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes.
Depois do velório no Rio, Cid Moreira será levado para Taubaté, sua cidade natal, no interior de São Paulo, onde será enterrado.
O jornalista morreu na manhã desta quinta-feira, aos 97 anos, em um hospital de Petrópolis, após falência múltipla dos órgãos.
A quinta-feira foi marcada por homenagens de fãs, amigos, autoridades e colegas de trabalho, como Sérgio Chapelin, William Bonner, Fátima Bernardes e Renata Vasconcelos:
Futebol
Grêmio e Fortaleza se enfrentam hoje, às nove e meia da noite, pela vigésima nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Ontem, o Criciúma venceu o Atlético Goianiense por 2 a zero e o Fluminense derrotou o Cruzeiro por 1 a zero.
Pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores Feminina, a Ferroviária enfrenta o Independiente Dragonas, às seis e meia da tarde, no Paraguai.
Ontem, o Santos goleou o Always Ready, da Bolívia, por 5 a zero. Corinthians e Boca Juniors empataram em zero a zero.
Brasil e Argentina vão disputar no domingo, ao meio-dia, o título da Copa do Mundo de Futsal, no Uzbequistão.
A Argentina se classificou ao derrotar a França nesta quinta-feira, por 3 a 2, na semifinal da competição. O time do Brasil vai buscar o hexacampeonato mundial.