A virada do ano chega em momentos diferentes ao redor do mundo, países da Oceania como Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, estão entre os primeiros a dar as boas-vindas ao novo ano.
Enquanto isso lugares como Havaí, Samoa Americana e duas ilhas periféricas dos Estados Unidos serão os últimos a receberem 2025, já na quarta-feira às 09h (horário de Brasília).
As celebrações em todo mundo vão durar ao todo mais de 26 horas em 39 fusos horários diferentes — alguns com diferenças de 15 ou 30 minutos, outros que estão mais de 12 horas à frente do Tempo Universal Coordenado.
Veja as celebrações ao redor do mundo
- Tóquio
O Japão celebrou a chegada de 2025 com a projeção de diversas mensagens de paz e amor que deram as boas-vindas ao novo ano, acompanhadas de uma queima de fogos.
Uma multidão se reuniu na capital japonesa para assistir à contagem regressiva, projetada no Tóquio City Hall — prédio que é sede do governo da metrópole. À meia-noite, o céu foi tomada por um espetáculo de fogos de artifício.
- Hong Kong
Na China a celebração ocorreu no Porto de Victoria, em Hong Kong, com um show de luzes acompanhado por milhares de pessoas, em um espetáculo que durou 12 minutos.
Os organizadores disseram que “A Sinfonia da Felicidade” e a transmissão de desejos de prosperidade foram os temas por trás das celebrações deste ano.
- Taiwan
Já em Taiwan a comemoração aconteceu no prédio mais alto do território, o Taipei 101, que possui 508 metros de altura.
O show de fogos de artifício e luzes de seis minutos com o tema “Time Taiwan Campeão” foi inspirado pela vitória do time de beisebol em um campeonato internacional em novembro.
Segundo o organizador do evento em um comunicado à imprensa, o evento é uma demonstração da “determinação e a força de Taiwan para enfrentar todos os desafios”.
- Nova Zelândia
O ano novo chegou mais cedo para quem mora na Oceania. Na Nova Zelândia, turistas e moradores curtiram o espetáculo do show de fogos em Auckland.
O espetáculo foi na Sky Tower, uma torre de mais de 320 metros de altura.
- Sydney
Na Austrália, uma multidão acompanhou o show pirotécnico na ponte da baía de Sydney, um dos cartões postais do país. O show de fogos é um dos mais famosos em todo o mundo.
- Tailândia
Na Tailândia, a principal festa de ano novo foi na capital Bangkok. A chegada de 2025 foi recebida de forma sustentável.
Os fogos de artifício usados na festa foram produzidos com arroz glutinoso tailandês, o que ajuda a reduzir as emissões de c-o-2 em comparação aos fogos convencionais.
- Dubai
No Oriente Médio, Dubai é sede de uma das festas de réveillon mais bonitas e imponentes. O show se dá no famoso “Burj Khalifa”, o maior arranha-céu do mundo, com 828 metros de altura.
A queima de fogos de artifício durou 20 minutos. A construtora proprietária do edifício disse que os ingressos para assistir ao espetáculo se esgotaram e preço da entrada para um adulto era de cerca de mil reais.
- Síria
A Síria comemora a primeira virada de ano desde a queda do regime de Bashar Al-Assad. Os moradores de Damasco se reuniram em um mercado de natal da cidade, onde foi montado um palco para a comemoração.
Alguns sírios disseram à Reuters que 2025 traz a promessa de um futuro melhor após o fim da guerra civil no país.
- Reino Unido
O ano novo já chegou no Reino Unido. Dezenas de milhares de pessoas se reúnem em frente ao Big Ben, um dos principais marcos da capital britânica, às margens do Rio Tâmisa.
O evento da virada contou com mais de 125 mil fogos de artifício.
- Berlim e Paris
A principal comemoração em Berlim acontece em frente ao portão de Brandemburgo, um dos marcos mais conhecidos da capital alemã. Esse é um dos poucos momentos que os alemães poderão ver a queima de fogos de artifício, durante o resto do ano, os fogos são proibidos em todo território nacional.
De acordo com os organizadores, a maior festa da cidade deve receber cerca de 65 mil pessoas. Os ingressos para entrar na área fechada para a comemoração custaram 20 euros, cerca de 120 reais. A verba arrecadada é utilizada para custear os gastos com segurança para a festa.
Já Paris iniciou 2025 com enormes fogos de artifício, que iluminaram o monumento do Arco do Triunfo em uma exibição.
Milhares de pessoas reuniram-se na avenida Champs Elysees da capital francesa para assistir ao espetáculo e celebrar o ano novo que se aproxima.