A Ucrânia espera receber US$ 11,8 bilhões dos Estados Unidos este ano, disse o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal.
“Isso é o que concordamos, é isso que nos ajudará a fechar a lacuna financeira. E estamos profundamente convencidos de que os Estados Unidos não deixarão a Ucrânia sozinha em termos de apoio financeiro e de apoio militar armado, porque estão combinados num único pacote”, disse Shmyhal.
Shmyhal estava respondendo a uma pergunta da CNN sobre o seu nível de confiança no Congresso dos EUA para fornecer ajuda à Ucrânia.
Os legisladores em Washington não conseguiram chegar a acordo sobre o fornecimento de mais financiamento para Kiev, à altura em que a invasão da Rússia entra no seu terceiro ano.
No início deste mês, o Senado aprovou um pacote de ajuda externa de US$ 95 bilhões para a Ucrânia e Israel, mas não se espera que a legislação chegue a votação na Câmara, onde os republicanos isolacionistas têm mais influência.
Falando numa conferência governamental que reúne altos funcionários, Shmyhal disse que a decisão do Senado “nos dá grande esperança”.
“Dependemos muito da ajuda dos Estados Unidos como um pacote completo de apoio militar e financeiro. Então estamos aguardando que o Congresso tome uma decisão”, afirmou.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original