A Ucrânia e os seus parceiros estrangeiros poderiam convidar a Rússia para uma futura conferência de paz para discutir o fim da invasão de Moscou, que já dura dois anos, nos termos de Kiev, disse um alto funcionário ucraniano no domingo (25).
A Suíça sediará uma cúpula para discutir uma proposta de paz do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que poderá ser entregue à Rússia durante uma segunda reunião em data posterior, disse Andriy Yermak, chefe de gabinete de Zelensky.
“Pode haver uma situação em que convidemos juntos representantes da Federação Russa, onde lhes será apresentado o plano, caso quem quer que esteja representando o país agressor queira genuinamente acabar com esta guerra e retornar a uma paz justa”, disse Yermak durante uma conferência televisionada em Kiev.
Zelensky anunciou pela primeira vez seu plano de paz em conferência do G20 em novembro de 2022. A proposta apela à restauração da integridade territorial da Ucrânia e à retirada total das tropas russas.
Kiev afirmou que não falaria com Moscou até que todas as tropas russas deixassem o território ucraniano.
O Kremlin afirmou que não existe atualmente uma base para conversações de paz entre a Rússia e a Ucrânia e que o plano de paz de Kiev era absurdo porque excluía a Rússia.