O presidente dos EUA, Donald Trump, viajará para o oeste da Carolina do Norte e Los Angeles, locais atingidos por desastres, nesta sexta-feira (24), em uma viagem que pode aumentar tensões partidárias sobre os esforços de recuperação.
A primeira viagem do republicano desde que reassumiu a presidência na segunda-feira (20) pode fornecer uma oportunidade de garantir aos moradores que o governo federal ajudará aqueles cujas vidas foram destruídas por furacões, incêndios florestais e outros desastres naturais.
Mas o novo presidente indicou que pode usar a viagem para atiçar queixas contra rivais democratas.
Ele reclamou que seu antecessor democrata, Joe Biden, não fez o suficiente para ajudar o oeste da Carolina do Norte a se recuperar do furacão Helene, que devastou a região em setembro, uma acusação que o governo Biden rejeitou como desinformação.
Em uma parada de campanha na área de tendência republicana antes da eleição de novembro, Trump prometeu reconstruir todas as casas destruídas pela tempestade e cortar a burocracia.
O republicano também criticou duramente a resposta das autoridades democratas aos incêndios florestais em Los Angeles que causaram destruição generalizada neste mês.
Seus colegas do Partido Republicano no Congresso ameaçaram reter a ajuda para desastres na região.
Em uma entrevista à Fox News na quarta-feira (22), Trump também ameaçou reter ajuda e repetiu uma falsa alegação de que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, e outras autoridades se recusaram a fornecer água da parte norte do estado para combater os incêndios.
“Não acho que devemos dar nada à Califórnia até que eles deixem a água fluir”, expressou ele.
Ele alegou falsamente que Newsom priorizou a preservação de peixes ameaçados de extinção em detrimento da segurança pública.
O governador afirmou que não há conexão entre os peixes e o incêndio.
O novo presidente visitará Los Angeles enquanto três grandes incêndios ainda ameaçam a região.
Piores incêndios da história
Desde que começaram em 7 de janeiro, os incêndios mataram 28 pessoas e danificaram ou destruíram quase 16 mil estruturas, explicam autoridades.
Grande parte do sul da Califórnia permanece sob alerta de bandeira vermelha para risco extremo de incêndio devido a ventos fortes e secos.
Cientistas afirmam que o aquecimento da atmosfera da Terra pode tornar furacões, incêndios florestais e outros desastres naturais mais poderosos.
Desde que assumiu o cargo, Trump retirou os Estados Unidos do acordo climático de Paris e se moveu para desfazer algumas das iniciativas de energia verde de Biden.
Ele também abriu mais terras públicas para perfuração de petróleo e gás.