“O Brasil nos taxa muito. Se eles querem nos taxar, tudo bem. Mas vamos taxá-los da mesma forma”, disse o presidente eleito
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, citou o Brasil como exemplo de um dos países que mais taxam os produtos americanos. E prometeu responder com uma taxação sobre os produtos brasileiros.
A fala foi feita na manhã desta segunda-feira no resort onde mora, na Flórida:
Essa foi a primeira vez que o republicano citou o Brasil como alvo das ameaças de aumento de tarifas. Segundo ele, a Índia também está no radar da nova política norte-americana:
“Vamos tratar as pessoas de uma forma muito justa. Mas a palavra recíproco é importante. Porque se alguém nos cobra… Índia! Não temos que falar apenas sobre… Se a índia nos taxar em 100% e não cobramos nada pelo mesmo… Eles enviam uma bicicleta e nós enviamos uma bicicleta. Eles nos cobram 100, 200 por cento. A Índia taxa muito. O Brasil nos taxa muito. Se eles querem nos taxar, tudo bem. Mas vamos taxá-los da mesma forma”, disse.
Duas semanas atrás, Donald Trump exigiu que os países do Brics, grupo de economias emergentes que inclui o Brasil, mantenham o compromisso com o dólar nas transações comerciais, sob o risco de impor tarifas de importação de 100%.
O presidente eleito fez a ameaça em reação às discussões sobre o possível uso de uma moeda alternativa por parte do bloco.
Em uma entrevista à CNBC quando ainda era candidato, Trump disse que “não permitiria que os países abandonassem o dólar” porque isso seria “um golpe” para os Estados Unidos.
A posse do presidente eleito dos Estados Unidos está marcada para o dia 20 de janeiro de 2025.