Passado o período das compras de presentes de Natal, o comércio agora espera movimento nas lojas para a troca dos produtos. Para os lojistas, esse momento ainda é vantajoso, porque na hora da troca o cliente pode pagar a diferença para levar um produto com maior valor ou até mesmo levar algum item a mais. A estimativa da Fecomércio é que um terço das pessoas que foram presenteadas voltem às lojas para fazer trocas: o que equivale a aproximadamente 260 mil pessoas.
Mas na hora de fazer a troca dos presentes, é importante ficar atento a algumas regras para não ter dor de cabeça. Algumas lojas estipulam um prazo que vai de 7 a 30 dias. Para os produtos comprados em lojas físicas, o período é de 1 mês. Mas, para as compras feitas pela internet, o prazo é de uma semana, contados a partir da data do recebimento da mercadoria.
Outra dica importante é respeitar o que a loja estipula para a troca. Isso porque, algumas exigem que seja apresentado o cupom de troca que foi anexado junto com o produto ou a nota fiscal. Outras, porém, cobram só a conservação da peça, junto da etiqueta, ou da embalagem e, neste caso, é necessário seguir o que é estabelecido. O presidente da Fecomércio do DF, José Aparecido, explica que o cliente precisa ficar atento para não deixar o prazo de troca passar.
Na hora da troca, se o produto tiver com um novo preço, vale o que foi pago antes e, no caso de uma mercadoria com defeito, a regra é que a loja precisa fazer o reparo em até 30 dias para itens não duráveis e 90 dias no caso de produtos duráveis. Se o prazo não for respeitado, o consumidor pode pedir a troca do produto ou até o reembolso.
Pelo Código de Defesa do Consumidor, a loja não precisa obrigatoriamente trocar o produto, caso o item não esteja com defeito ou estragado. Mas a maioria dos lojistas adota essa prática por bom senso e para manter um bom relacionamento com o cliente. As lojas, porém, podem estipular, por conta própria, a regra de que não trocam produtos em promoção. Para evitar dor de cabeça, é necessário que o consumidor esteja atento aos direitos e as dicas.