Ação do Ministério Público do Rio mira grupo que praticava “golpe do empréstimo consignado” em aposentados de pelo menos 12 estados. Os agentes estão nas ruas para cumprir sete mandados de prisão e dez de busca e apreensão contra os investigados, em quatro bairros da cidade do Rio e nos municípios de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.
Três pessoas foram presas na manhã desta quina-feira (29), em uma operação do Ministério Público do Rio contra uma quadrilha que aplicou o chamado “golpe do empréstimo consignado” em aposentados de pelo menos 12 estados. Os agentes estão nas ruas para cumprir sete mandados de prisão e dez de busca e apreensão contra os investigados, em quatro bairros da cidade do Rio e nos municípios de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.
Segundo o Ministério Público, os criminosos ligavam para as vítimas e falavam que havia dívidas no nome delas. Em seguida, diziam que, caso os clientes transferissem o valor para a empresa da quadrilha, teriam condições mais vantajosas para quitar o pagamento, em menos parcelas, por exemplo. Só que, para isso, as vítimas faziam um empréstimo consignado e transferiam o dinheiro aos golpistas. Em outras situações, eles ofereciam investimentos.
Os alvos da operação foram denunciados pelo MP por organização criminosa. Os mandados de prisão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, que também determinou a quebra de sigilo de dados dos investigados.