As Polícias Civil e Militar fazem uma megaoperação no Complexo do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio. Desde 4h desta quarta-feira, moradores relatam intenso tiroteio e barricadas em chamas em diferentes pontos das comunidades. A ação faz parte de mais uma fase da Operação Torniquete, contra o roubo de cargas e de veículos no estado.
Intenso tiroteio durante operação nos complexos do Alemão e da Penha. Vídeo: reprodução
A megaopeação tem como objetivo desarticular o núcleo financeiro do Comando Vermelho, que atua nas comunidades. Agentes do Comando de Operações Especiais e policiais civis buscam cumprir 14 mandados de prisão. Seis pessoas já foram presas.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram helicópteros sobrevoando as casas e traficantes jogando óleo no asfalto para impedir o avanço dos blindados.
As investigações da Polícia Civil revelaram um esquema avançado de lavagem de dinheiro nos Complexos da Penha e do Alemão, com a movimentação de milhões de reais provenientes de atividades ilícitas.
Até o momento, não há impactos do tiroteio na circulação de trens da Supervia, ônibus ou na Avenida Brasil. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma clínica da família foi fechada e outra suspendeu as atividades externas por causa do tiroteio.
Segundo dia de confrontos na região
Nesta terça-feira, o BOPE esteve no Complexo da Penha e na região de Vila Kosmos, com uma ação nos morros da Fé, Sereno e Ipase. Os confrontos começaram por volta das 16h30 e só terminaram no fim da noite. Não há balanço de prisões, apreensões ou feridos durante a operação.
*Esta reportagem está em atualização