Quem acompanha o cenário da música internacional provavelmente ouviu falar no nome Tiny Desk nos últimos meses. Esse é o programa de apresentações acústicas ao vivo da rádio NPR Music, nos Estados Unidos. Já conhecido anteriormente, o quadro atingiu o auge nas buscas no Google no Brasil no fim de maio de 2024, mas já vinha tendo uma crescente desde o início do ano, aumentando a cada semana.
As performances que mais tiveram compartilhamento nas redes sociais recentemente foram a de Justin Timberlake (publicada há cerca de dois meses e que ultrapassou 11 milhões de visualizações no Youtube) e de Ne-Yo (lançada há cerca de um mês, com 4,4 milhões de views), que chegou a ser reagida pelo streamer Casimiro. Ne-Yo, aliás, que se apresenta no Brasil no Rock in Rio e em São Paulo no final do ano.
Mas, afinal, o que o Tiny Desk?
O projeto começou em 2008 comandado por Bob Boilen, ex-apresentador do programa de extremo sucesso nos EUA, All Songs Considered. Aberto ao público, o projeto ocorre em uma espécie de galpão em Washington.
A primeira performance foi da cantora folk Laura Gibson. De início voltado para trazer novos nomes da música ou servir para apresentações diferentes, o Tiny Desk começou a receber grandes artistas logo nos anos seguintes. Em 2010, por exemplo, Moby e Phoenix estiveram entre os que foram por lá. Já no ano seguinte, foi Adele quem apareceu, explodindo com seu segundo disco ’21’.
Aliás, foi a partir desse momento que o programa ficou extremamente conhecido nos Estados Unidos e passou a ter apresentações de dois em dois dias. E o espaço foi aberto não apenas para artistas do país, mas também internacionais, inclusive brasileiros. Seu Jorge esteve em 2010, assim como Luisa Maita, filha do músico Amado Maita.
Nomes do jazz nacional e MPB também já foram convidados, como Jovino Santos Neto Trio, Fabiano do Nascimento, Danilo Brito e, em 2024, Luciana Souza. Entre outros nomes famosos do país também estiveram Luedji Luna, em 2021; Rodrigo Amarante (do Los Hermanos), em 2014; e Liniker, em 2018.
No total, as performances do Tiny Desk somam mais de 2,5 bilhões de visualizações no canal no Youtube da NPR. Entre os mais vistos estão de Dua Lipa, que tem 125 milhões; Mac Miller, com 117 milhões; e Anderson .Paak, contendo 107 milhões.