O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou por aplicação de pena de 12 a 17 anos de prisão. O julgamento ocorre em plenário virtual até o final da noite desta terça.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta terça-feira (20) para condenar mais 15 réus acusados de executarem os atos do 8 de janeiro. O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou por aplicação de pena de 12 a 17 anos de prisão. O julgamento ocorre em plenário virtual até o final da noite desta terça.
O voto de Moraes foi seguido pelos ministros Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux. Já os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin também votaram por condenar os réus, porém com penas menores.
Já foram condenados 71 acusados pela procuradoria-Geral da União, com penas que vão de três a 17 anos, por crimes como golpe de estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação armada.
Também termina nesta data julgamento para tornar réus sete ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) por omissão nos atos golpistas. A primeira turma do STF já decidiu que eles serão réus e passam a responder a uma ação penal.