Pelo menos noventa e duas pessoas morreram nas enchentes que atingiram Valência, no Leste da Espanha, segundo as autoridades locais. Essa é considerada a pior tempestade em trinta anos no país.
A força da água arrastou carros, transformou ruas de vilarejos em rios e interrompeu linhas ferroviárias e rodovias.
A enchente foi provocada por chuvas torrenciais que atingiram a região na terça-feira, por causa de uma frente fria.
A cidade de Valência, a terceira maior da Espanha, foi muito afetada, principalmente na região sul. Vários municípios ao redor também foram prejudicados e três pessoas morreram.
O presidente regional do leste de Valência, Carlos Mazón, disse nesta quarta que algumas pessoas permanecem isoladas após as chuvas no país.
Enchente afetou fortemente Valência
A região da Catalunha, também na costa mediterrânea, emitiu um alerta vermelho para a área ao redor de Barcelona, por causa do risco de ventos fortes e granizo.
O governo da Espanha decretou três dias de luto oficial pelas vítimas. O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, pediu aos moradores para não saírem de casa e alertou para que os espanhóis não viajem para as regiões afetadas.
No Brasil, o presidente Lula desejou solidariedade ao povo espanhol e pediu união na luta contra as mudanças climáticas.