Subiu para 28, nesta quinta-feira (2), o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul, e o governo decretou estado de calamidade pública. O último balanço levantado pela reportagem da CBN apontava 24 óbitos. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, pelo menos 147 municípios já registram estragos em decorrência da chuva, e há ao menos 20 pessoas desaparecidas e 14,5 mil desabrigadas.
Dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia são válidos até sexta-feira (3). O último balanço das concessionárias de energia aponta que 367 mil pontos estão sem luz e pelo menos 556 mil têm água no estado. O estado enfrenta fortes chuvas desde segunda-feira (29) e previsão deve se estender até domingo (5).
Resgate de vítimas no Rio Grande do Sul
Segundo a Força Aérea Brasileira, até a manhã desta quinta-feira, 110 pessoas foram resgatadas, incluindo uma criança de 2 anos que estava em um estado crítico.
Os resgates são prejudicados devido a pontes destruídas ou levadas pela força da água. Há cerca de 135 bloqueios totais nas rodovias.
Moradores são evacuados de área alagada na cidade de São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul — Foto: Carlos Fabal/AFP
Barragem se rompeu; população no entorno deve buscar locais altos
A barragem da usina hidrelétrica 14 de Julho, que fica na Serra Gaúcha, se rompeu parcialmente. O trecho direito da barragem colapsou devido ao aumento de vazão do rio e das fortes chuvas.
A orientação é que a população das cidades no entorno busque se abrigar nos locais mais altos possíveis, já que o rompimento parcial aumenta a velocidade da água.
O rompimento ainda é investigado pela Aneel. Outras 13 barragens são monitoradas no estado, sendo que cinco delas já estão em processo de evacuação.
Cheia dos rios no RS: Rio Taquari tem maior nível da história
O rio Taquari passou dos 30 metros, atingindo o maior nível da história em Lajeado e Estrela, no Vale do Taquari. Em Porto Alegre, o nível do Guaíba já superou, no início da tarde desta quinta, a cota de inundação, que é de 3 metros. Na última atualização da prefeitura, o nível já tinha chegado a 3,14 metros. A previsão da Defesa Civil é de que a água ainda ultrapasse os 4 metros.
Foram fechadas as comportas do Cais Mauá, que é um sistema de contenção para a água não tomar as ruas do centro da capital.
Ruas de Porto Alegre (RS) ficaram alagadas devido as fortes chuvas que atingem o estado — Foto: Evandro Leal/Agencia Enquadrar/Agencia O Globo
Lula visita RS e promete hospital de campanha no estado
O presidente Lula, nesta quinta, esteve em Santa Maria, uma das cidades mais afetadas, e disse que não faltarão recursos para auxiliar o Rio Grande do Sul. O presidente voltou a citar as mudanças climáticas como um assunto que precisa ser discutido por todas as autoridades mundiais.
Na ocasião, o governo federal também anunciou que um hospital de campanha será montado em Lajeado, no Vale do Taquari. A estrutura deve ser montada ainda nesta quinta, com 40 leitos de enfermaria. Entre as necessidades pleiteadas pelo governador Eduardo Leite, está o auxílio aéreo.
Vista aérea do município de Capela de Santana, no Rio Grande do Sul — Foto: Carlos Fabal/AFP