O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, ficou pouco mais de uma hora sem luz na tarde deste sábado. O imprevisto gerou transtornos aos passageiros. Dezessete voos atrasaram. Nas redes sociais, passageiros reclamaram e relataram o caos no momento do embarque com filas enormes.
A RioGaleão, empresa que administra o aeroporto, disse que, devido aos problemas de abastecimento da Light, vem usando uma rede própria de geradores para a maior parte da operação, mas nesse sábado essa rede também deu problema. Ao longo da tarde, ainda segundo a empresa, a operação foi normalizada, assim como o fornecimento de energia pelo sistema de geradores do aeroporto.
A Light informou que com a falha no equipamento de gerador do aeroporto, deu suporte para normalizar o fornecimento de energia. A empresa disse que as obras de revitalização da rede elétrica da Ilha do Governador estão dentro do cronograma e que a primeira parte será entregue no dia 15 de agosto.
A Ilha do Governador sofre com frequentes quedas de energia desde o início do ano, chegando a ficar mais de 30h sem luz no último dia 18. Devido aos transtornos à população, como falta de água, prejuízos financeiros e interrupção de serviços públicos, o Procon-RJ chegou a aplicar duas multas na concessionária de energia por falhas na prestação dos serviços, que totalizaram o valor de R$ 9,5 milhões.
Para corrigir os problemas, a Light iniciou, ainda em janeiro, a construção de três novas linhas de distribuição de energia para atender as regiões e aumentar a qualidade do fornecimento de energia, minimizando o risco de interrupções.
Ainda por conta das quedas frequentes de luz, o prefeito Eduardo Paes pediu ajuda ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Eles estiveram juntos, no último dia 27, em uma visita a subestação do Tauá, na Ilha do Governador, junto com o presidente da Light, Alexandre Nogueira. O ministro disse que a empresa pode não ter a concessão renovada se a qualidade dos serviços não melhorar. A concessão atual vence em 2026 e a empresa já protocolou um pedido de renovação.