Um dos destaques da premiação do Festival de Cannes 2024, que foi vencido por ‘Anora’, foi o prêmio de Melhor Atriz, que entregou o troféu para todo o elenco feminino de ‘Emilia Perez’, de Jacques Audiard. As vencedoras foram: Adriana Paz, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Selena Gomez.
Além das duas atrizes americanas mais conhecidas, uma das curiosidades do prêmio foi a vitória de Karla, a primeira mulher trans a vencer nessa categoria no festival. Ela é a protagonista da obra, um musical que se passa no México e conta sobre uma advogada que encobre crimes. Porém, um dia aparece uma proposta na qual ela não pode recusar: ajudar um chefe de cartel da região a se aposentar e desaparecer.
Karla Sofia Gascón após receber prêmio no Festival de Cannes 2024. — Foto: Valery HACHE / AFP
E quem é Karla Sofía Gascón?
Nascida em 1972 na Espanha, a atriz começou a carreira atuando em telenovelas ainda nos anos 1990 antes de fazer a transição de gênero. Fez alguns trabalhos de destaque, como ‘Hasta el fin del mundo’ e ‘El Señor de los Cielos’. Boa parte de suas participações nesse período foram no México, em que se tornou uma figura extremamente conhecida.
A transição começou a acontecer em 2018. Na época, Gascón interrompeu toda a carreira para se dedicar psicologicamente apenas para esse momento da sua vida. Além disso, fez uma cirurgia chamada glotoplastia de Wendler, que serve para afinar a voz e diminuir o cumprimento das cordas vocais.
Selena Goméz, Zoë Saldaña e Karla Sofía Gascón em Cannes. — Foto: Sameer Al-Doumy / AFP
Em 2019, ainda lançou um livro autobiográfico intitulado ‘Karsia: Una Historia Extraordinaria’, em que fala sobre sua transição de gênero e das dificuldades que teve que enfrentar.