Equipe terá grupo com França, Alemanha e Japão nos jogos.
A seleção masculina de basquete conseguiu nesse domingo (7) uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. O Brasil foi o campeão do torneio pré-olímpico disputado em Riga, na Letônia, vencendo justamente o time da casa na decisão por 94 a 69.
A Federação Internacional de Basquete dividiu as principais seleções que ainda não tinham vaga nas Olimpíadas em quatro campeonatos e de cada um deles só o campeão conseguiria vaga em Paris. No torneio de Riga, o Brasil se classificou em 1º lugar na primeira fase depois de vencer Montenegro e perder para Camarões. Na semifinal, bateu as Filipinas. E na decisão dominou completamente o jogo do início ao fim para vencer com folga.
Essa será apenas a terceira participação do basquete masculino do Brasil nas Olimpíadas neste século XXI. Desde a aposentadoria de Oscar Schmidt em 1996, a seleção só disputou os Jogos de Londres em 2012 e do Rio de Janeiro em 2016.
A estreia será no dia 27 de julho contra a França. Depois o Brasil terá pela frente a Alemanha no dia 30 e o Japão no dia 2 de agosto.
Os dois primeiros colocados de cada grupo e mais os dois melhores terceiros dentre as três chaves vão jogar as quartas de final.
O Brasil passou por uma troca de comando técnico em abril, com a dispensa de Gustavo De Conti para o retorno do croata Aleksandar Petrovic.