As fraudes eram realizadas através de diversos pagamentos superfaturados, baseados em documentação falsa e destinados a empresas que foram contratadas para fornecer merenda escolar.
O secretário de Educação de Belford Roxo, Denis de Souza Macedo, foi preso em uma operação da Polícia Federal e do MPF contra desvio do dinheiro da merenda. Segundo as investigações, mais de R$ 6 milhões de verbas da educação do município, na Baixada Fluminense, teriam sido desviados da pasta.
Agentes ainda cumprem 21 mandados de busca e apreensão na capital e em municípios da Baixada Fluminense.
De acordo com a PF, a investigação aponta que agentes públicos na Secretaria de Educação de Belford Roxo, junto a fornecedores de merenda escolar, desviaram recursos públicos destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar.
As fraudes eram realizadas através de diversos pagamentos superfaturados, baseados em documentação falsa e destinados a empresas que foram contratadas para fornecer merenda escolar. A investigação também revelou que o desvio de recursos públicos foi acompanhado do pagamento de vantagens indevidas, por parte das empresas fornecedoras de merenda, a agentes públicos do município de Belford Roxo. Esse funcionários teriam inclusive lavado dinheiro para ocultar a origem ilícita dos valores recebidos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de documento falso, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.