Uma falha no fornecimento de energia no sistema da Eletrobras, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, deixa diversas regiões da capital paulista e de Guarulhos sem luz.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, uma interrupção de carga às 17h31 causou o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras.
Por causa disso, houve interrupção das cargas da ENEL-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale.
O ONS ainda aguarda informações para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível.
Em nota, a Enel confirma o problema causado por uma ocorrência envolvendo o sistema de transmissão, que não pertence à Enel. Isso afetou o fornecimento de energia para clientes da distribuidora desde o fim da tarde de hoje, principalmente nas zonas leste e norte da capital paulista.
A companhia informa que está trabalhando com manobras remotas na rede para reduzir o número de clientes impactados. Não há previsão de normalização.
Regiões relatadas por ouvintes da Rádio CBN
Leste: Mooca, Belém, Tatuapé, Itaquera, Penha, Cangaíba, São Mateus, São Miguel
Centro: Bras, Avenida Paulista, Jardins, Paraíso
Norte: Jaçanã, Tremembé, Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Gustavo, Parque Edu Chaves.
Guarulhos
A concessionária GRU Airport, responsável pelas operações do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que não houve impactos no terminal.
A reportagem entrou em contato com a Eletrobas para esclarecimentos sobre a falha e aguarda retorno.
O que diz Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
“Sobre a ocorrência deste sábado (31/8) em sistemas de transmissão e distribuição de São Paulo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informa que acompanha o processo de recomposição das cargas de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS), transmissoras e distribuidoras envolvidas, e está em permanente contato com as equipes das empresas responsáveis. O evento será objeto de fiscalização pela ANEEL para identificação das causas e apuração de responsabilidades.”