A região de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, está entre os lugares mais afetadas desde sexta-feira por causa das fortes rajadas de vento e chuva em São Paulo. São centenas de árvores caídas, postes quebrados e fios pendurados. A CBN recebeu relatos de cenário de destruição em Campo Limpo, Interlagos e Washington Luiz.
Moradores relatam queda no sinal de celular e itens de alimentação perdidos na geladeira. São mais de 50 horas sem energia e meio milhão de imóveis sem luz em toda São Paulo, sendo mais trezentas mil só na capital.
Árvore caída na região de Santo Amaro, em São Paulo — Foto: Klauson Dutra / CBN
Na Avenida Santo Amaro, uma árvore de mais de 15 metros caiu e está sendo removida pelos agentes de limpeza da prefeitura. Na Rua Virgílio João de Pontes com Duque de Caxias, na região de Santo Amaro, uma gigante árvore caiu e atingiu três postes, que foram destruídos. A rua foi interditada.
Pelo menos duas escolas particulares estão sem aulas e tem outra que funciona com geradores. Com a rua fechada, a CBN flagrou uma mãe andando entre os fios e árvores caídas para deixar o filho na escola.
O morador Léo Varovsk relatou que agentes da Enel brincaram com a situação, pedindo para que os moradores aguardassem sentados:
“Não há previsão, eles deram até risada, falaram para a gente puxar um banquinho. A equipe que veio aqui diz que só é responsável por cortar a árvore e foi embora. Diz que não tem equipe de remoção. Eu perguntei um prazo, eles deram uma risadinha e foram embora”, contou.
“A gente teve que fazer uma vaquinha para cortar as árvores, senão nem a rua tinha passagem”.
O Raimundo Almeida mora na avenida Cupecê, zona sul, e é diabético. O idoso de 68 anos disse para a CBN que está com receio de perder as insulinas que estão fora da geladeira por mais de 50 horas:
“Eu tenho insulina na geladeira para tomar, que eu pego no posto. Eu tenho o kit diabético, que eu pego todo mês. A insulina que esses três dias, desde sexta-feira, fora da geladeira, isso aí eu tenho que jogar fora, tenho que ir lá no posto pegar [outra]”.
Os semáforos estão desligados na Avenida Santo Amaro, Avenida Adolfo Pinheiro, Avenida Vereador João de Luca. A Prefeitura de São Paulo informou que são mais de 100 semáforos com problemas devido à falta de energia. Agentes da CET monitoram as avenidas.