Em entrevista à CBN, ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, afirmou que água no terminal começou a baixar no domingo (19), mas que só foi possível visualizar as pistas na segunda-feira (20).
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que a concessionária que administra o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, começou, no domingo (19), a vistoriar os estragos pelas enchentes no terminal, quando a água baixou, mas que só foi possível visualizar as pistas na segunda-feira (20). Em entrevista a Vera Magalhães e Carolina Morand no Viva Voz desta terça-feira (21), o representante definiu que qualquer diagnóstico mais claro das condições do aeroporto ainda deve levar 15 dias para ficar pronto. Ouça a entrevista completa abaixo:
“A gente espera que, até domingo (26), não chovendo, que a água baixe do aeroporto integralmente, para a Fraport poder fazer um diagnóstico completo da situação do aeroporto e, a partir daí, ver como está a situação da iluminação noturna, da pista, se vai precisar fazer uma pista nova, se não vai, se precisa requalificar ou não. Já está iniciando um diagnóstico de toda a área de terminais, a questão das esteiras, de elevadores, de toda a área de restaurantes, lanchonetes, escada rolante.”
Na semana passada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu por mais 90 dias as operações no Aeroporto Salgado Filho. À CBN, o ministro, porém, negou que haja um prazo oficial e define que, até então, “qualquer leitura é prematura”.
“A água até domingo no terminal estava com 2,5 metros, se passou quase 15 dias com a água com 2,5 metros. Então, não tinha condições de fazer uma avaliação do terminal. Comcomitantemente, também da pista, que até agora ainda está com água. Então, para não fazer qualquer avaliação ou dar um chute ou fazer qualquer ilação, toda a concessionária achou, por bem, ter um diagnóstico mais claro da situação para poder fazer uma reflexão mais objetiva da situação e puder apresentar um quadro concreto e um diagnóstico de fato de qual será o roteiro de reabertura do aeroporto em Porto Alegre.”
Voos comerciais em Canoas
Costa Filho ainda abordou a operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas. As companhias aéreas começaram a vender passagens para o terminal nesta terça-feira (21), mas, até então, o voo mais próximo anunciado está marcado para o dia 27, pela Latam.
Segundo o ministro, local vai receber, inicialmente, cinco voos diários, sendo 35 semanais, e há expectativa de expandir número nas próximas semanas. Outros seis aeroportos estão operando no estado e, com Canoas, totalizam 133 voos semanais previstos.