Com ruas fechadas, música e apresentações ao ar livre, pelo menos 20 mil pessoas devem passar pela festa, segundo a organização
Multidão aproveita o Saint Patrick’s Day no Quarto Distrito neste domingo, com música, shows e apresentação de animadores fantasiados. | Foto: Fabiano do Amaral
Com o tempo nublado e quente, a animação na região do Quarto Distrito começou hoje por volta das 14h30. As ruas Álvaro Chaves e Santos Dumont estão parcialmente bloqueadas para a tradicional festa de rua do Saint Patrick’s Day, que vai até as 23h. Ao longo da tarde, uma grande quantidade de pessoas tomou o espaço. Só neste domingo, os organizadores esperam receber em torno de 20 mil pessoas. A expectativa era reunir, nos dois dias de festa, cerca de 50 mil, porém, com a chuva de sábado, que limitou a comemoração à parte interna dos bares, o número final deve ser menor.
A festa no Quarto Distrito conta com a presença dos bombeiros, equipe de segurança contratada, duas ambulâncias e um quiosque de primeiros socorros, também contratados pela produtora do evento. Foram disponibilizados ainda cerca de 60 banheiros químicos e uma equipe de limpeza de aproximadamente 300 pessoas para garantir a diversão de quem está na festa. A técnica em enfermagem Gabriela Oliveira relatou que a equipe médica não recebeu nenhuma ocorrência até o momento. “Esperamos não precisar ser acionados até o final da festa”, comentou.
O Saint Patrick’s Day do Quarto Distrito tem música com DJs, shows de pagode, banda irlandesa e ativações como o palhaço perna de pau, que passa em meio ao público distribuindo cerveja no funil.
O evento tem ainda as parcerias com o bar Gracejo, especializado em chope verde, Larica 4º Distrito, e Canto, casa de festa onde as pessoas encontram uma opção de balada fechada. Os três estabelecimentos são os únicos que ficam abertos nas ruas onde ocorre a festa.
Paloma Manica, sócia da Combo Agência, produtora do evento, destacou que o objetivo da organização é oportunizar ao público uma festa de rua com segurança. “Estamos fazendo esse evento para fomentar ainda mais o Quarto Distrito e trazer muita segurança, porque todos os nossos ambientes aqui tem revista, controle de público e possuímos todos os alvarás. Queremos que Porto Alegre siga sendo um lugar de turismo e eventos, mas propiciando que as pessoas possam curtir ao livre, na rua mesmo.”
Na festa, muitas pessoas estavam vestidas com a tradicional cor verde, utilizada devido ao trevo de quatro folhas, símbolo nacional da Irlanda, país de origem da festa. Ashley Hanna, que trabalhou até o final da tarde em um bar na Álvaro Chaves, estava curtindo a festa com o irmão Vagner Hanna. “Chegamos há pouco, mas está bem legal”, afirmou Vagner. “A música está muito boa”, destacou Ashley.
Nathan Leal e Roberto Pujol também aproveitaram a celebração e revelaram que a festa é uma das preferidas deles. “Acho o evento mais legal de Porto Alegre. Fecham as ruas e é superorganizado. Todo mundo gosta de participar do St. Patrick’s Day”, afirmou Pujol.