Conhecido por sua obra sobre o período da Ditadura Militar no Brasil, o jornalista Elio Gaspari recebeu o Prêmio Vladimir Herzog e o Prêmio ABL de Ensaio, crítica e história literária. É colunista do jornal Folha de S. Paulo e tem publicações nos jornais O Globo, Correio do Povo de Porto Alegre, O POVO e A Tribuna. Sua série de cinco livros sobre a ditadura militar brasileira, cuja pesquisa se iniciou em 1984, se tornou leitura obrigatória para quem quer entender o tema e traz informações incontornáveis sobre os bastidores do regime de exceção. O podcast A Ditadura Recontada: as vozes do Golpe teve décadas de apuração, profundo trabalho de reportagem e históricas entrevistas de Elio Gaspari.
Plínio Fraga
O jornalista e escritor Plínio Fraga. — Foto: Divulgação
É jornalista, escritor e doutor em mídia e mediações sociais pela UFRJ. É autor da biografia Tancredo Neves – o príncipe civil e do livro-reportagem Cidadania, a fome das fomes. Trabalhou nas revistas Época e piauí e nos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e Jornal do Brasil. Foi consultor e pesquisador de filmes e séries. A série A Ditadura Recontada teve concepção de Plínio Fraga, junto com Pedro Dias Leite.
Thiago Barbosa
Gerente de produtos digitais da CBN, Thiago Barbosa. — Foto: Reprodução/SET
Há 20 anos na CBN, é Gerente de Produtos Digitais. Também já foi redator, repórter e âncora. Com passagens pela TV Globo, Deustche Welle e rádios Eldorado e Trianos, Thiago se formou em jornalismo pela Universidade Metodista. No podcast A Ditadura Recontada: as vozes do Golpe, é responsável pela coordenação e desenvolvimento, junto com Alexandre Maron, e também pela produção, com Bárbara Falcão, e parte das locuções.
Alexandre Maron
Alexandre Maron, sócio-fundador da Ampere Mídia. — Foto: Reprodução/Redes sociais
É jornalista e roteirista com mais de 20 anos de carreira e passagens pelos grupos Globo e Folha. Criou e gerenciou a produção de diversas revistas, jornais, livros, sites, vídeos e apps. É co-fundador da Ampère, produtora especializada em podcasts. Junto com Thiago Barbosa, Maron foi responsável pela coordenação e desenvolvimento do A Ditadura Recontada.
Nadedja Calado
Nadedja Calado, jornalista. — Foto: Arquivo pessoal
Jornalista formada pela Escola de Comunicação da UFRJ, Nadedja Calado tem passagens por diversas editorias em redações de rádio, televisão, jornal online e impresso. Foi repórter da CBN e atualmente trabalha na agência italiana de notícias ANSA. É apresentadora do A Ditadura Recontada: as vozes do Golpe.
Helena Dias
Helena Dias, produtora criativa, roteirista e pesquisadora. — Foto: Arquivo pessoal
É produtora criativa, roteirista e pesquisadora atuante há mais de 12 anos no mercado latino-americano. Graduada em Rádio e TV pela UFRJ e Pós- Graduada em Cinema Documentário pela FGV, é responsável pela ideia original, pesquisa, roteiro e coordenação de produção em Sementes: Mulheres Pretas no Poder (Globoplay) e foi pesquisadora do filme Angela (Prime Video), candidato a vaga de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024. Sócia-diretora da Sapucaia, Helena ainda participou da produção do documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa. Foi responsável por pesquisas e pela co-narração do A Ditadura Recontada: as vozes do Golpe.
Bárbara Falcão
Bárbara Falcão, apresentadora, repórter e produtora da CBN. — Foto: Arquivo pessoal
É jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás e pesquisadora de podcasts. Iniciou a trajetória profissional no rádio em 2011 e desde então acumula experiência em diferentes editorias e funções, além de conquistar diversos prêmios. Atua na CBN desde 2021, desempenhando os papéis de apresentadora, repórter, produtora e editora. Foi responsável pela produção, edição e montagem d’A Ditadura Recontada.
Laura Capelhuchnik
Laura Capelhuchnik, jornalista e produtora da rádio CBN. — Foto: Arquivo pessoal
Produtora da rádio CBN e roteirista do podcast Livros no Centro, realizado pela Livraria Megafauna. Jornalista formada pela ECA-USP, tem passagem pelas redações do Nexo Jornal, do jornal O Estado de S. Paulo e do podcast documental Israel Story, produzido em parceria com o jornal The Times of Israel. Também foi colaboradora da Rádio Eldorado e da produtora de podcasts Trovão Mídia. Fez a edição e a montagem do A Ditadura Recontada.
Ana Maria Straube
Ana Maria Straube é jornalista e roteirista. — Foto: Reprodução/ Redes sociais
É jornalista, roteirista e pesquisadora. Ganhou o prêmio de melhor pitching de Projetos de Série de TV para o público infantojuvenil do Rota Festival 2023 com o projeto Escola de Piratas, foi finalista do Laboratório de Projetos de Séries do Rota Festival em 2022 com o projeto Calouros, e finalista da Audio Series Session do Serie Lab em 2023. Desenvolve projetos audiovisuais e audiosséries de ficção e não-ficção. Foi responsável pelos roteiros do podcast A Ditadura Recontada.
Pedro Leal
Pedro Leal, compositor de trilha sonora para teatro, cinema, podcast e roteirista. — Foto: Arquivo pessoal
Compositor de trilha sonora para teatro, cinema, podcast e roteirista, Pedro Leal David é doutorando em composição pela UNIRIO e bacharel em Jornalismo pela UFRJ. É autor da trilha sonora original das séries de podcast Praia dos Ossos, Retrato Narrado, entre outras. No cinema, assina a trilha de Sinfonia de um Homem Comum de José Jofilly e em teatro, participou de Guanabara Canibal e Caranguejo Overdrive. Para A Ditadura Recontada, compôs a trilha sonora original.
Marianna Romano
Marianna Romano, produtora de podcasts e compositora. — Foto: Arquivo pessoal
É uma produtora de podcasts e compositora do Rio de Janeiro. Desde 2018 atua fazendo roteiro, revisão de história, edição de som e trilha sonora para diversos programas, como Reply All, Seedcast, Foro de Teresina, Pistoleiros, A Terra é Redonda, Pavulagem, dentre muitos outros. É responsável pelo desenho de som e a mixagem do podcast A Ditadura Recontada.