A empresa Equatorial Energia foi a única interessada em se tornar acionista de referência da Sabesp, a companhia de saneamento do Estado de São Paulo. Inicialmente, a expectativa era de que houvesse de dois a três interessados.
A proposta da Equatorial Energia é de 6 Bilhões e 900 milhões de reais por 15% das ações, o que equivale a R$ 67 por papel. O valor é superior ao mínimo proposto pelo governo, mas a cifra ainda é mantida em sigilo.
No entanto, é inferior aos R$ 74,97 dos papéis da Sabesp no fechamento do pregão nesta sexta, antes do anúncio da proposta. A alta no dia foi de 1,16%.
O fato de ter apenas um acionista de referência acaba por diminuir a competitividade dos papeis no mercado. Apesar disso, o governo espera que o valor final da concessão supere as estimativas iniciais.
O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas e pela secretaria de meio ambiente, infra-estrutura e logística, Natália Resende. Os dois estão em Londres, onde realizam uma série de reuniões para divulgar o processo de privatização da Sabesp a possíveis investidores estrangeiros.
Eles se disseram satisfeitos com o resultado da proposta. Segundo a secretária, desde o início do processo era considerado que poderia haver nenhum ou até 3 interessados em ocupar o posto de acionista de referência.
Já o governador ponderou que algumas regras previstas para a privatização garantem a antecipação da universalização do saneamento básico, ainda que possam ter afastado outros investidores.
A decisão última é do investidor. Então, isso é bastante comum nesse tipo de processo. Acontecem outros processos também. Em outros leilões, você começa com uma quantidade de interessados e, ao longo do processo, impedâncias vão surgindo e os interessados acabam não podendo levar a termos suas propostas, mas o mais importante, nós queríamos de fato um investidor de referência que estivesse comprometido com aquilo que é mais caro para nós que é a universalização.
O analista da corretora Genial Investimentos, Vitor Sousa, avalia que a proposta é aquém do que o esperado. Mas, pondera que o mercado está num cenário adverso.
É importante mencionar que o mercado como um todo, independente da Sabesp, ele está muito ruim, as taxas de juros estão altas, o real não cansa de perder valor. você tem aí muita incerteza ao redor de muita coisa, o próprio processo da Sabesp está sendo judicializado ali na questão de Guarulhos.
A Justiça de São Paulo suspendeu liminarmente uma lei da Câmara de Vereadores de Guarulhos, na Grande São Paulo, que permitia a privatização da empresa no município. A prefeitura afirma que vai recorrer.
O investidor de referência terá direito a um terço do conselho de administração da Sabesp e poderá indicar o presidente do Conselho. O cronograma da desestatização da Sabesp só deve ser concluído em cerca de um mês.
De 1º a15 de julho, mais 17% das ações são ofertadas para pessoas físicas e fundos de investimentos. O resultado será divulgado no dia 16. Em 17 de julho, será feita a precificação. Em 22 de julho, a liquidação.