A Rússia convidou facções palestinas para se reunirem em Moscou em 26 de fevereiro, disse o primeiro-ministro da Autoridade Palestina neste domingo.
“A Rússia convidou todas as facções palestinas que se reunirão no dia 26 deste mês em Moscou. Veremos se o Hamas está pronto para vir conosco”, disse Mohammad Shtayyeh na Conferência de Segurança de Munique.
“Estamos prontos para nos envolvermos. Se o Hamas não estiver, então a história é diferente. Precisamos da unidade palestina”, disse ele, acrescentando que para fazer parte dessa unidade o Hamas precisava atender a certos pré-requisitos.
Criada como parte dos acordos de paz de Oslo de 1993 entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), a Autoridade Palestina tem visto sua legitimidade constantemente minada pelas construções feitas por colonos israelenses na Cisjordânia ocupada.
Já o grupo militante islâmico Hamas governou a Faixa de Gaza durante 17 anos, depois de expulsar do enclave os serviços de segurança leais à Autoridade Palestina. Os ataques mortais do Hamas em 7 de outubro contra Israel desencadearam a guerra contra o grupo em Gaza.
Os Estados ocidentais e alguns Estados árabes deixaram claro que querem ver uma Autoridade Palestiniana revitalizada — que o presidente Mahmoud Abbas dirige desde 2005 — assumir o comando de Gaza assim que o conflito terminar, unificando sua administração com a Cisjordânia.
“A Palestina está pronta. Temos as instituições, as capacidades, mas o nosso grave problema é que estamos sob ocupação”, disse Shtayyeh. “Estamos sob ocupação israelense e precisamos que isso acabe.”
(Reportagem de John Irish; reportagem adicional de Nidal al-Mughrabi no Cairo)