Um artigo no principal jornal esportivo espanhol, o Marca, criticou o prêmio da Bola de Ouro dada para o meia Rodri, do Manchester City. “Rodri: prêmio merecido, descrédito total”, diz o título do artigo escrito pelo jornalista Raul Varela.
O brasileiro Vinicius Jr. foi tratado, antes meses da premiação como favorito, porém o atacante do Real Madrid ficou em segundo lugar. Vini e o elenco do Real não viajou para Paris, onde aconteceu a premiação nesta segunda-feira (29).
“Será difícil esquecer a cerimônia de gala da Bola de Ouro realizada ontem, em Paris . Se o objetivo dos organizadores era obter um grande impacto, então eles podem estar satisfeitos. Se o que pretendiam era alcançar o maior consenso possível e, assim, o justo reconhecimento do mérito futebolístico, parece que estiveram a vários quilômetros de distância. Foi tudo uma derrota na Bola de Ouro concedida a Rodri. Um dia dramático para o prestígio da indústria do futebol, que já não consegue sequer atribuir-se um prêmio. Todos nós perdemos”, afirma o jornalista.
Varela afirma que, no Brasil, a derrota de Vini foi vista como “racismo”. Ele pondera que Rodri é um bom jogador e que o palco do premiação sem o elenco do Real Madrid foi “vazio” e teve um “silêncio constrangedor”. Para o jornalista do Marca, “nunca um acontecimento histórico teve tanto aroma de derrota”.