Foi divulgado, na noite desta quinta-feira (9), novo boletim da Defesa do Estado do Rio Grande do Sul, que registrou alta expressiva no número de desalojados após as chuvas: 327 mil pessoas. Anteriormente, o número era de 165 mil.
Outros dados do relatório revelaram que 68 mil ainda estão em abrigos. Até agora, 107 pessoas morreram.
Também é calculado pela Defesa Civil do RS que pelo menos 1,7 milhão de pessoas foram afetadas pela tragédia. O número de municípios atingidos pelas chuvas também subiu, chegando em 434.
Nesta quinta-feira (9), também foi divulgado, pela primeira vez, a lista com os nomes das pessoas que morreram e já foram identificadas, durante a tragédia, assim como a lista de desaparecidos.
Guaíba
Em Porto Alegre, o volume do Guaíba baixou pela primeira vez desde sábado. Agora, o índice saiu da casa dos 5 metros e está em 4,89 metros. No entanto, muitas áreas continuam alagadas ao redor da região.
Apesar do tempo firme no momento, a previsão para os próximos dias preocupa. Os dias de chuvas devem se espalhar pelo estado e se intensificar, especialmente na região metropolitana de Porto Alegre, região central do estado e região dos vales.
O governador Eduardo Leite alertou o estado para que se prepare para os próximos dias de chuvas, pois a situação pode tornar-se instável.