A decisão acontece após o clube terminar o Brasileirão 2024 na 14ª posição. Nesta passagem, o treinador ficou dois anos e três meses a frente do cargo.
O Grêmio anunciou a saída do treinador Renato Gaúcho. O vínculo entre as partes se encerra em 31 de dezembro e não será renovado.
A decisão ocorreu após uma reunião entre o técnico e o presidente do clube em Porto Alegre, Alberto Guerra, um dia após a derrota para o Corinthians por 3 a 0, na última rodada do Brasileirão 2024. O Grêmio terminou o campeonato na 14ª posição.
Após a reunião, Renato Gaúcho declarou à imprensa que está com a consciência tranquila e lamentou o fim do ciclo:
“Fiz tudo pelo clube, sempre fui sincero, trabalhei, procurei dar o máximo pelo clube. Faz parte. Preciso dar um descanso para minha cabeça. Infelizmente vou dar um tempo no ciclo, mas sei que as portas sempre estarão abertas para mim. Ninguém vai apagar a minha história no clube (…). Estou com a consciência tranquila. Achei que era a hora. Sempre falei que se eu achasse que estivesse atrapalhando, iria embora (…)”
A quarta passagem de Renato pela equipe termina após dois anos e três meses, com 70 vitórias, 31 empates e 40 derrotas. O treinador conquistou dois títulos do Campeonato Gaúcho e foi vice-campeão brasileiro em 2023.