Bombardeios russos mataram pelo menos quatro civis neste sábado (27) em diferentes regiões da Ucrânia, disseram autoridades.
Na região nordeste de Sumy, uma área fronteiriça frequentemente sob ataque russo, um menino de 14 anos foi morto e outras 12 pessoas ficaram feridas num ataque com foguetes na pequena cidade de Hlukhiv, informou a promotoria ucraniana.
O ataque à cidade perto da fronteira russa atingiu blocos de apartamentos, casas, uma instituição educacional, uma loja e veículos pouco depois do meio-dia. Seis dos feridos eram crianças.
Na região de Kharkiv, outro alvo frequente da Rússia mais a leste, o governador Oleh Syniehubov disse que uma pessoa foi morta quando uma casa particular perto da cidade de Chuhuiv foi atacada.
E na região de Kherson, no sul da Ucrânia, as autoridades disseram que duas pessoas foram mortas, uma no centro administrativo também chamado de Kherson, e outra perto da cidade de Beryslav, ao norte.
A região de Kherson foi ocupada nos primeiros dias da invasão russa em fevereiro de 2022, mas as tropas ucranianas recapturaram grandes áreas dela no final do ano. As tropas russas continuam a bombardear áreas controladas pela Ucrânia a partir de novas posições.
A Reuters não pôde confirmar os relatos de forma independente e não houve comentários sobre os incidentes por parte das autoridades russas.