Regiões israelenses são alvo de mísseis e drones lançados pelo Irã. Segundo agências internacionais de notícias, o sistema de interceptação de mísseis conhecido como Domo de Ferro foi acionado em Tel Aviv, às 20h deste sábado (13) no horário de Brasília, 2h de domingo (14) no horário local.
Caças americanos derrubaram drones no sul da Síria, perto da fronteira com a Jordânia. Também há registro de caças britânicos, franceses e jordanianos atuando na região para abater alguma das ameaças.
Em Jerusalém, explosões foram ouvidas, e sirenes de alerta para a população se abrigar foram ouvidas em diversos pontos de Israel. Não há relato de danos ou vítimas até a última atualização desta reportagem.
O Irã anunciou ter lançado mais de 100 drones contra Israel como retaliação a um bombardeio israelense contra a embaixada do Irã na Síria. O ataque matou sete membros da Guarda Revolucionária iraniana, incluindo um comandante sênior da guarda.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu fez um pronunciamento mais cedo informando que determinou que “vai ferir de volta” qualquer nação que ferir Israel. Já o porta-voz das Forças Armadas do país informou que atuará com parceiros militares para defender o Estado e o povo de Israel.
Reunião do gabinete de guerra de Israel com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu após ataque do Irã — Foto: Israeli Prime Minister Office / AFP
O espaços aéreos de Israel, Iraque, Líbano e Jordânia foram fechados como medida de segurança. Companhias aéreas que atuam na região já anunciaram o cancelamento de alguns voos nas próximas horas.
Segundo as forças iranianas, não haverá novos ataques além deste, mas Guarda Revolucionária do Irã advertiu que qualquer ameaça dos Estados Unidos ou de Israel terá resposta recíproca.
Já as forças israelenses vão se reunir na manhã deste domingo para definir se haverá uma resposta militar contra o Irã.
As Forças de Defesa de Israel deram ordem para suspender aulas em todo o país e restringir as aglomerações. As medidas entram em vigor neste sábado e vão até a noite de segunda-feira.
A Casa Branca emitiu um comunicado em que informa que o presidente Joe Biden e a equipe de segurança nacional se reuniu neste sábado para monitorar a situação e que está em contato constante com autoridades israelenses e outros parceiros. Biden informou que o apoio à segurança de Israel é inflexível.