O grupo rebelde Houthi, apoiado pelo Irã, afirmou que atacou destróieres de guerra dos EUA no Mar Vermelho e no Golfo de Áden com drones, disse o porta-voz militar do grupo, Yahya Saree, marcando o último ataque dos rebeldes ao transporte marítimo na região enquanto Israel trava a guerra em Gaza.
Os Houthis “persistirão em manter suas operações militares nos mares Vermelho e Árabe até que a agressão pare e o cerco ao povo palestino na Faixa de Gaza acabe”, acrescentou Saree.
O Comando Central dos EUA disse anteriormente que as forças dos EUA derrubaram 15 drones lançados pelos houthis sobre o Mar Vermelho e o Golfo de Aden na manhã de sábado (9).
Também de acordo com o Comando Central dos EUA, os Houthis dispararam dois mísseis a partir do Iêmen no Golfo de Aden no navio de propriedade de Singapura M/ V Propel Fortune na sexta-feira (8), mas os mísseis não atingiram o navio, e não houve ferimentos.
E durante a noite, um navio de guerra britânico abateu dois drones de ataque Houthi, de acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido. Não houve ferimentos ou danos, disse o ministério.
Isso ocorre dias após o primeiro ataque fatal do grupo militante em seus ataques em andamento no Mar Vermelho. Pelo menos três tripulantes foram mortos e outros quatro feridos na quarta-feira no Golfo de Aden depois que um míssil balístico Houthi atingiu o M/V True Confidence, um navio graneleiro de propriedade liberiana com bandeira de Barbados.
Os Houthis estão entre vários grupos de procuradores iranianos no centro das preocupações globais de que a guerra em Gaza possa se espalhar ainda mais pelo Oriente Médio.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original