Keir Starmer é um advogado britânico, líder do Partido Trabalhista desde 2020. Aos 61 anos, ele deve superar o atual premiê, Rishi Sunak, do Partido Conservador, e se tornar primeiro-ministro do Reino Unido.
Batizado em homenagem ao primeiro líder do Partido Trabalhista
Starmer vem de uma família de trabalhistas de Surrey, um condado na Inglaterra próximo a Londres. O nome “Keir” veio como uma homenagem ao escocês Keir Hardie, primeiro líder do Partido Trabalhista.
Keir Starmer estudou na Universidade de Leeds e se formou em direito na Universidade de Oxford. Ele foi eleito ao Parlamento em 2015 e, em 2020, se tornou líder do Partido Trabalhista. Como líder, Starmer deixou de lado as propostas de seu antecessor, Jeremy Corbyn, de estatizar as companhias de energia do Reino Unido. Ele prometeu, por outro lado, não aumentar os impostos de famílias trabalhadoras.
Como funcionam as eleições gerais no Reino Unido?
O Reino Unido é dividido em 650 distritos eleitorais. Durante as eleições gerais, os eleitores votam na pessoa que querem como representante do seu distrito no Parlamento. Este representante concorre como membro do partido do qual faz parte — além dos partidos Trabalhista e Conservador, também concorrem o Liberal Democrata, o Partido Nacional Escocês, Reform UK, Plaid Cymru e Partido Verde.
O partido com mais membros no Parlamento forma um governo — são necessários pelo menos 326, de um total de 650.
Boca de urna sugere vitória do Partido Trabalhista
Boca de urna realizada nesta quinta-feira (4) sugere a vitória do Partido Trabalhista, com 410 votos, seguido do Partido Conservador, com 131 votos. Outros votos ficaram com os partidos Liberal Democrata (61), Partido Nacional Escocês (10), Reform UK (13), Plaid Cymru (4) e Partido Verde (2).