O André pergunta qual a relação entre a cotação do dólar, que não para de subir, e o déficit das contas públicas do governo. Confira a resposta complexa abaixo:
Teoricamente, o déficit público aumenta a demanda global da economia. Com mais dinheiro em circulação, o preço de tudo aumenta, inclusive a cotação do dólar. Essa seria uma explicação macroeconômica.
Os profissionais do mercado financeiro tendem a ver o déficit público como um sinal de que, mais para frente, pode vir um aumento de impostos. Isso porque é difícil o governo manter um déficit fiscal indefinidamente. Em algum momento o ajuste tem que ser feito.
Como, tradicionalmente, o ajuste fiscal sempre envolve um aumento de impostos, o que é ruim para a atividade econômica, existe uma espécie de antecipação do sofrimento. Por isso os juros sobem, o preço das ações cai e a cotação do dólar aumenta.
Agora, tudo isso tem um caráter especulativo que amplifica as variações da cotação do dólar. De qualquer forma, enquanto o problema fiscal não for resolvido, a tendência é de muito sobe e desce do preço da moeda estrangeira.
Continue mandando suas perguntas para cbndinheiro@cbn.com.br.