Com a seca rigorosa e os reflexos das queimadas, muita gente tem recorrido aos umidificadores de ar para tentar aliviar os efeitos nocivos à saúde — a procura por esses equipamentos cresceu até 485% no comércio online. Além do umidificador, ainda existem o purificador e o climatizador no grupo de equipamentos para controle do ar dentro de casa. Saiba qual é a diferença entre eles e qual é o mais indicado para o momento de crise climática vivido no Brasil.
Para que serve o umidificador?
O equipamento pode aumentar a umidificação do ar entre 30% e 40%. Apesar de baixa, a porcentagem sinaliza um respiro, tendo em vista que algumas regiões registraram umidade relativa do ar abaixo de 20%, quando o recomendado pela OMS é que a umidade fique acima de 60%.
Para que serve o purificador?
Já o purificador funciona filtrando o ar, evitando a proliferação dos ácaros e bactérias. Em um momento em que a poluição está alta, ele pode ajudar a manter o ar mais limpo.
Para que serve o climatizador?
No grupo de equipamentos para controle do ar, existe ainda o climatizador, que ameniza a temperatura do ambiente, melhora a umidade (mas esse não é o foco) e faz o ar circular, com menos potência que um ventilador.
Umidificador ou purificador: qual a melhor opção?
Apesar de o umidificador funcionar aliviando a secura do ar, que está alta, se for preciso escolher entre um deles, especialistas recomendam os purificadores de ar. Isso porque, ainda que os aparelhos não adicionem umidade ao ambiente, ajudam a filtrar a poluição, que está alta por conta das queimadas no país. O pneumologista Paulo Correa explica que, diferente do umidificador, o purificador possui filtros que ajudam a deixar o ar mais limpo e fresco.
Ele defende, no entanto, a necessidade de ações que minimizem os impactos dos efeitos climáticos, já que o equipamento apenas ajuda no momento, mas não pode ser usado como solução para o problema que está no ar.
Dos mais simples aos mais complexos, os purificadores podem custar de 100 e 4.000 reais.
Solução caseira da toalha com água ajuda?
Uma opção econômica pode ser molhar uma toalha com água gelada e estendê-la na cabeceira da cama ou em uma cadeira no ambiente. Espalhar bacias com água pela casa também ajuda. Assim, a água vai evaporar com o efeito do calor, elevando a umidade do ar.