O diretório nacional do PSB fechou acordo para compor a chapa do vereador Gabriel Azevedo, do MDB, na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. As definições da chapa ainda estavam incertas após o anúncio do ex-vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, na pré-candidatura enquanto vice-prefeito. Isso porque o PSB também negociava com outras legendas. Uma das possibilidades avaliadas era de uma chapa em apoio ao também pré-candidato Rogério Correia, do PT. O objetivo era costurar uma frente ampla da esquerda na capital mineira, com uma união entre PT-PV-PCdoB e um possível apoio do PSB.
Em uma reunião, realizada em conjunto com o vereador, Gabriel Azevedo, o pré-candidato a vice-prefeito, Paulo Brant e o presidente do PSB, Carlos Siqueira, ficou definida, então, a chapa da pré-candidatura à Prefeitura de BH.
Neste sábado (15), houve o lançamento oficial da candidatura da chapa. O evento foi realizado em uma quadra de futebol no bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul da capital. Lideranças do MDB e vereadores de Belo Horizonte participaram do lançamento.
Quem são os pré-candidatos da chapa?
Gabriel Azevedo é advogado, jornalista e publicitário. Ele está no segundo mandato como vereador de Belo Horizonte e, atualmente, é presidente da Câmara Municipal.
Paulo Brant é engenheiro e economista. Já foi secretário estadual de Cultura, no governo Aécio Neves, do PSDB, e vice-governador, na primeira gestão de Romeu Zema, Novo. Em 2022, foi candidato a vice na chapa encabeçada por Marcus Pestana, do PSDB.
A chapa Gabriel Azevedo e Paulo Brant é a primeira da disputa eleitoral em BH completa. Outros partidos ainda avançam em negociações para alianças, mas sem definir por quem será encabeçada. Outros candidatos, como o atual prefeito Fuad Noman, do PSD, o senador Carlos Viana, Podemos, a deputada federal Duda Salabert, PDT, e os deputados estaduais Mauro Tramonte, do Republicanos e Bruno Engler, do PL, ainda não anunciaram seus pré-candidatos à vice-prefeitura.