Os primeiros resultados oficiais e dados de boca de urna indicam que presidente da Rússia, Vladimir Putin, será reeleito para um quinto mandato no poder. As primeiras informações divulgadas pela comissão eleitoral russa mostrou Putin com 87,85% dos votos.
As últimas urnas foram fechadas às 15h, no horário de Brasília, no enclave ocidental de Kaliningrado, na costa do Báltico. A votação durou três dias, tendo começado na sexta-feira (15). Putin enfrentou candidatos cuidadosamente selecionados pelo Kremlin.
Putin chegou ao poder em 1999 e deve estender seu período à frente da nação por mais seis anos.
A posse acontecerá em maio.
Mais de oito milhões de pessoas votaram de forma online, segundo uma autoridade eleitoral russa. Esse é o primeiro ano que essa modalidade de voto está disponível na Rússia.
Diversos países levantaram suspeita sobre o processo eleitoral russo. Após a divulgação dos primeiros resultados, os Estados Unidos disseram que o pleito não foi livre e justo.
“Meio-dia contra Putin”
O último dia de eleições foi marcado por um protesto de apoiadores de Alexei Navalny, que morreu numa prisão no Ártico em fevereiro.
Por volta das 12h de domingo, as filas em alguns locais de votação na Rússia começaram a crescer repentinamente.
Uma equipe da CNN em Moscou disse que durante um período de cinco a dez minutos cerca de 150 pessoas haviam chegado em um ponto de votação.
Vladimir Putin nasceu em 7 de outubro de 1952.
Ex-agente da KGB, uma unidade de espionagem e inteligência, ele entrou para a política em 1991.
Também foi primeiro-ministro durante a Presidência de Dmitry Medvedev.
Saiba mais quem é Vladimir Putin através desta matéria.