Uma névoa laranja-amarela de poeira do deserto do Saara cobriu partes da Grécia, levando as autoridades a emitir avisos de saúde e criando cenas espetaculares.
O serviço meteorológico grego disse que as condições climáticas na terça-feira (23) favoreceram o movimento de poeira da África e isso estava se manifestando em “concentrações aumentadas na atmosfera”, especialmente no sul do país.
Veja a nuvem de poeira que cobriu Atenas
No entanto, a poeira iria gradualmente começar a diminuir na quarta-feira (24) de manhã, de acordo com a meteorologia, e a partir do meio-dia em diante seria “limitado ao leste.”
Vídeos e imagens compartilhados on-line mostraram pessoas em Atenas observando a névoa amarelo-laranja das colinas perto da capital grega.
Outros fizeram passeios noturnos na cidade e compartilharam as cenas laranjas nas mídias sociais. Um usuário postou que os meteorologistas disseram que a poeira laranja fez Atenas parecer “uma colônia de Marte.”
O país do Mediterrâneo oriental, Chipre, também foi afetado pela poeira.
Um sistema de baixa pressão sobre o norte da África varreu poeira sobre Chipre várias vezes em meados de abril, “escurecendo os céus e reduzindo a qualidade do ar”, disse a NASA na terça-feira.
Uma imagem do satélite Terra da NASA mostrou “um manto de bronzeado” sobre Chipre em 22 de abril. A expectativa é que a poeira continue a atravessar o Mediterrâneo, impactando Chipre e a Grécia nos próximos dias, disse a NASA.
Nuvens de poeira se movendo do norte da África para a Grécia e outras regiões é um fenômeno que ocorre ocasionalmente, trazendo visibilidade limitada e provocando alertas de riscos respiratórios.
Clima “louco” atinge a Finlândia
Os fenômenos estranhos no sul da Europa ocorreram enquanto uma nevasca excepcionalmente grande no norte do continente para esta época do ano paralisava o transporte público em todo o sul da Finlândia, a emissora pública YLE relatou.
O “clima anormal de abril” trouxe mais de 20 centímetros de neve para algumas áreas, encalhando bondes e atrasando os serviços de ônibus e metrô na capital finlandesa e causando cancelamentos de voos e atrasos no Aeroporto de Helsinque, informou a YLE nesta terça-feira.
Enquanto isso, a polícia no sudoeste do país relatou cerca de uma dúzia de acidentes de trânsito – embora sem ferimentos graves – e os trabalhadores de manutenção trabalharam para limpar a neve das linhas de energia.
Embora a queda de neve não seja incomum nos meses de inverno da Finlândia, um assessor de imprensa da operadora de transporte público de Helsinque, Johannes Laitila, disse à YLE que esse clima era “incomum” para o final de abril e pediu aos viajantes que reservasem mais tempo para as viagens.
Fotos mostraram moradores de Helsinque caminhando por entre neve e gelo espessos, carregando guarda-chuvas sob forte queda de neve, e grandes montes de neve empilhados em calçadas, carros e patinetes.
A operadora de aeroportos da Finlândia, Finavia, disse que uma chuva gelada “que vira gelo quase imediatamente quando atinge o solo” caiu no aeroporto de Helsinque.
“Como resultado, o degelo da pista e o degelo das asas das aeronaves devem ser feitos com muito mais frequência do que o habitual na época do ano”, acrescentou Finavia.
A HSL disse em seu site que todos os serviços de bonde da cidade foram cancelados na terça-feira, mas foram gradualmente retomados a partir da tarde.
Os trabalhadores de manutenção limparam a neve dos trilhos do bonde, e se esforçando para remover o gelo de algumas linhas de energia elétricas suspensas porque o equipamento usado para aplicar glicol – um produto químico anticongelante que geralmente é usado para esse fim durante o inverno – foi levado para o armazenamento no verão.
“Infelizmente, a severidade do clima nos surpreendeu”, disse o chefe da unidade de manutenção da organização de transportes da cidade, Antti Vigelius, em um comunicado à imprensa, de acordo com o YLE.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original