O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou em Manaus neste domingo (17), às 13h30 (horário de Brasília) no aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
É a primeira vez que um presidente norte-americano em exercício visita a Amazônia. Antes de desembarcar na capital amazonense, Joe Biden anunciou ainda no domingo, uma série de iniciativas para enfrentamento da crise climática, incluindo o aumento do financiamento dos Estados Unidos para mais de US$ 11 bilhões anuais até 2024.
Biden foi recebido pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil, também pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e pelo prefeito de Manaus, David Almeida. Em declaração à imprensa, após o encontro com Biden, Wilson Lima fez um pedido ao presidente dos EUA:
“Fiz um pedido para que a gente pudesse ter aqui um escritório da embaixada americana para dar suporte aos cidadãos americanos e também para a emissão de visto americano, porque essa é a única região brasileira em que a gente não tem um escritório da embaixada americana”.
Portanto, Biden teve uma breve conversa com o governador e prefeito da região. Logo, ele seguiu o sobrevoo, então, de helicóptero pela região, acompanhado apenas do cientista brasileiro Carlos Nobre.
Esse sobrevoo durou, portanto, pouco mais de 30 minutos.