A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a gestão dela está “totalmente alinhada com a visão do presidente Lula e do governo federal”, mas que ela preza por “resultados empresariais robustos”. A declaração foi dada nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, durante a cerimônia de posse da CEO, que contou com a presença de Lula e seis ministros. É a primeira vez que um presidente da República participa de uma cerimônia desse tipo na Petrobras desde 2012. Ouça reportagem completa abaixo:
Posse de Magda Chambriard como presidente da Petrobras — Foto: Pedro Bohnenberger/CBN
Magda disse que Lula “não quer confusão” na empresa. Segundo a presidente da companhia, não haverá mudanças na política de pagamento de dividendos neste momento e a política de preço dos combustíveis seguirá o mesmo modelo já adotado, com oscilações acompanhando os custos operacionais e de mercado.
“Nós vamos tornar realidade o que foi planejado, vamos tornar realidade com celeridade. Vamos olhar pela governança e por resultados empresariais robustos, com a rentabilidade e a eficiência que o mercado e o Brasil esperam de nós. Nossa gestão, como não poderia deixar de ser, está totalmente alinhada com a visão de país do nosso presidente Lula e do governo”, afirmou.
Posse de Magda Chambriard como presidente da Petrobras — Foto: Pedro Bohnenberger/CBN
Para Magda, não existe transição energética sem petróleo
Magda garantiu que conduzirá a companhia de forma profissional, célere e transparente, observando a governança e a lógica empresarial. A CEO disse que a Petrobras será líder na transição energética no Brasil e que os investimentos serão fortalecidos progressivamente em projetos com redução de emissão de carbono. A expectativa é lançar novos polos de geração de energia sustentável, especialmente do tipo eólica, solar e à base de hidrogênio. Magda, no entanto, pontuou que não existe transição energética sem petróleo, e que é o combustível fóssil que vai custear a implementação de fontes renováveis no país.
Ao discursa no evento, Lula elogiou o histórico técnico de Magda. O presidente voltou a atacar a operação Lava-jato, dizendo que a investigação tentou “desmontar” o valor da Petrobras. Lula também criticou a política de paridade internacional de preços:
“Tem país que tem petróleo e manda refinar nos Estados Unidos e pega gasolina exportadas. Aqueles que defendiam o fim da Petrobras são os mesmos que ficam dependendo que o preço da gasolina brasileira seja cobrado a preço internacional quando o petróleo é nosso e, portanto, ele não tem o dinheiro do frete que nós pagamos para ele chegar aqui no Brasil. Tudo isso nós precisamos discutir, ninguém quer que nenhum acionista tenha um centavo de prejuízo, se investiu tem direito a ter o seu retorno do investimento”, afirmou.
Governo compareceu em peso à cerimônia
Governo Lula durante posse de Magda Chambriard como presidente da Petrobras — Foto: Rafa Pereira/Petrobras
Além do presidente Lula, também estiveram na cerimônia os ministros Rui Costa, Fernando Haddad, Marcio Macedo, Alexandre Silveira, Margareth Menezes e Luciana Santos. A presença massiva dessas autoridades não é comum nesse tipo de evento e voltou a gerar, nos bastidores, desconfiança sobre a independência das decisões da Petrobras e sobre a possibilidade de intervenção política na empresa.
O primeiro mês de Magda Chambriard à frente da Petrobras
Magda Chambriard, presidente da Petrobras — Foto: Rafa Pereira/Petrobras
Magda foi oficialmente admitida como nova presidente no dia 24 de junho, há pouco menos de um mês. Nesse período, ela trocou três diretores da empresa, nas áreas de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Exploração e Produção e Financeira e de Relacionamento com Investidores. Ela também deu indicativos de que pretende manter investimentos na transição energética.
A expectativa do governo é que a nova executiva encurte prazos pra tramitação de projetos. Nesta semana, em entrevista à CBN, o presidente Lula disse que não descarta reunir Petrobras, Ibama, Ministério de Meio Ambiente e Ministério de Minas e Energia na sala dele pra resolver o impasse da exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas.
Quem é a nova presidente da Petrobras?
Magda tem 66 anos, é mestre em Engenharia Química pela UFRJ. Ela também tem especialidade em produção de petróleo e gás. Iniciou a carreira na Petrobras em 1980, atuando sempre na área de produção. Entre 2002 e 2012, trabalhou na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, onde chegou a ocupar o cargo de diretora no governo Dilma. Até ser chamada para presidir a Petrobras, atuava como diretora da assessoria fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.