Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura de São Paulo decretou estado de alerta devido a alta poluição no ar. Decisão foi tomada após cidade integrar, pelo terceiro dia consecutivo, topo do ranking de metrópoles com ar mais poluído do mundo, segundo o site IQAir.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) informou à TV Globo que a situação atual é inédita e nunca antes vista em 40 anos. Segundo as medições da organização, a maior parte da região metropolitana de São Paulo está classificada como tendo qualidade do ar ruim ou muito ruim. Embora toda a cidade enfrente essa situação, alguns bairros da Zona Norte, como Freguesia do Ó, Brasilândia, Casa Verde, Cachoeirinha e Limão, apresentam índices ainda mais preocupantes.
Diante da situação, um comitê foi formado com várias secretarias. O prefeito Ricardo Nunes anunciou a liberação de verbas para compra de equipamentos para a população idosa. Além disso, escolas também estão autorizadas a comprar umidificadores.
‘Estamos liberando 5 milhões de reais para a Ciência Social dividir em seus equipamentos que atendem a essa necessidade, que são umidificadores, para comprar ventilador, para comprar ar condicionado’, declarou, O que vale muito no trabalho de vocês, da imprensa, é na parte de conscientização. Beber água, usar roupas leves, evitar ficar exposto ao sol, manter as portas das suas habitações fechadas, deixar o umidificador, colocar uma toalha com bastante água molhada para poder umidificar aquele ambiente.’
Mensagens de recomendações, quanto ao clima na cidade, começaram a ser enviadas para os celulares da população. Elas também serão expostas em relógios e em equipamentos visuais de terminais de ônibus. Na próxima sexta-feira (13), inicia uma campanha de rádio e TV da Prefeitura de São Paulo também com essas orientações.
Desde domingo, tendas da Operação ‘Altas Temperaturas’ oferecem água, suco gelado e frutas em pelo menos cinco regiões da cidade.
O Governo de São Paulo também divulgou diretrizes e orientações para enfrentar o agravamento da qualidade do ar. Além das medidas mencionadas pelo prefeito Ricardo Nunes, a recomendação inclui o uso de máscaras como proteção adicional, para aqueles que estão em áreas afetadas por queimadas. A sugestão é utilizar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100.