O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), sancionou nesta quarta-feira (3) a lei que viabilizará a reforma de modernização e ampliação do estádio de São Januário, do Vasco. A cerimônia ocorreu nas tribunas do próprio estádio antes do jogo contra o Fortaleza, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A cerimônia contou com a presença do prefeito e de Pedrinho, presidente e ex-jogador do Vasco.
Em seu discurso, Pedrinho destacou que a modernização de São Januário significará mais receitas para o Vasco e mais oportunidades para as pessoas que vivem nas comunidades do entorno do estádio.
“Com a modernização do estádio de São Januário, a gente traz a possibilidade de um público muito maior, de uma receita pro clube muito maior, de um entretenimento muito maior, de uma economia para o Rio de Janeiro muito melhor”, disse.
“E a grande preocupação que a gente sempre teve, com as nossas favelas, com as nossas comunidades, que vão ter oportunidade de um crescimento econômico enorme”, acrescentou Pedrinho.
Como funciona a lei
A nova lei cria um instrumento urbanístico chamado Transferência de Direito de Construir (TDC).
Na área onde fica o estádio, o Vasco teria um potencial construtivo muito maior do que será necessário para a reforma. Com isso, o clube poderá transferir para outra área, no Rio de Janeiro, o potencial construtivo que ficará de “crédito”.
Assim, o Vasco poderá vender esse crédito de potencial construtivo e gerar a receita que viabilizará a modernização do seu estádio.
“É um momento histórico pra gente, lembrando que São Januário foi construído por iniciativa de 10 mil torcedores, que não tinham nenhum tipo de conexão, de internet, e levantaram à época o maior estádio da América Latina. Então, eu quero que vocês, torcedores que estão aí, e que me representam muito, se sintam como se fossem cada um daqueles 10 mil torcedores, porque a gente está fazendo isso por vocês. Vocês merecem isso, vocês merecem um Vasco gigante em todos os aspectos”, completou Pedrinho.
São Januário foi inaugurado em 21 de abril de 1927. Inicialmente, a capacidade do estádio era de 30 mil espectadores. Atualmente, a lotação máxima é de 21.880 torcedores.
Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.
versão original