Prefeitura do Rio realizou neste domingo a implosão de um dos prédios do antigo Clube dos Portuários, na Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária da capital fluminense.
Um dos prédios do antigo Clube dos Portuários é demolido
A Prefeitura do Rio realizou neste domingo a implosão de um dos prédios do antigo Clube dos Portuários, na Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária da capital fluminense. O imóvel, que estava abandonado há mais de uma década, tinha 19 metros de altura e 30 mil m². Foram necessários 75 quilos de explosivos distribuídos em mais de 500 pontos para derrubar a estrutura, além de todo um esquema de isolamento, interdições e mobilização de 155 agentes de diversos órgãos.
A implosão faz parte de uma série de demolições de imóveis iniciadas em março desse ano dentro do projeto Porto Maravilha, viabilizado a partir de uma parceria público-privada entre a prefeitura do Rio e o fundo imobiliário da Caixa Econômica Federal.
Ainda não se sabe o que vai ocupar o espaço do antigo Clube dos Portuários. A Caixa Econômica ainda vai entrar em fase de negociação de mercado. A expectativa é que nos próximos meses o terreno já esteja negociado para algum empreendimento. O Porto Maravilha foi criado em 2009, mas paralisado por causa da crise econômica de meados da década passada e também por impasses entre o governo municipal e o banco público. No ano passado, a parceria foi retomada.