Um ouvinte de São Carlos, em São Paulo, conta que teve uma situação de emergência e disse vai precisar sacar parte dos investimentos – ele tem aplicações no Tesouro Selic, Renda Fixa e Fundos de Investimentos. Ele pergunta qual delas deve sacar para ter o menor prejuízo. Saiba a resposta abaixo:
As aplicações financeiras de renda fixa atreladas ao CDI ou à taxa Selic são as que têm menor possibilidade de dar algum prejuízo, se for necessário sacar antecipadamente. Todos os investimentos, de renda fixa ou de renda variável, têm uma cotação de mercado. Como o nome indica, ela varia de acordo com as condições de mercado.
Como o CDI e a Selic são ajustados diariamente, a chance de perdas ao resgatar essas aplicações é baixa – ao contrário de um investimento de renda fixa prefixado, por exemplo. Ou mesmo vinculado à inflação, como o Tesouro IPCA.
Outro detalhe importante é dar preferência para resgatar as aplicações mais antigas. Isso porque o imposto de renda vai ser menor. E ter um planejamento para recompor os investimentos assim que possível.
Mande as suas perguntas para cbndinheiro@cbn.com.br